Rainhas e Musas Brilham na 2ª Noite de Desfiles em SP

As rainhas de bateria e musas foram o grande destaque da segunda noite de desfiles das escolas de samba de São Paulo, realizada no Sambódromo do Anhembi neste sábado (14). Sete agremiações cruzaram a avenida em busca do título, apresentando enredos diversos que celebraram desde joias negras afro-brasileiras até a cultura e a liberdade de Amsterdã.

Império de Casa Verde Abre a Noite com Homenagem Afro-Brasileira

A Império de Casa Verde abriu a segunda noite de desfiles com o enredo “Império dos Balangandãs: Joias Negras Afro-Brasileiras”, celebrando a história das escravas de ganho de Salvador no século XVIII. A escola destacou a importância das mulheres que conquistaram sua liberdade através do trabalho e da simbologia dos balangandãs, joias consideradas amuletos de poder e resistência. Rogério Figueira, o "Tiguês", diretor de Carnaval da escola, afirmou à CNN Brasil que as fantasias seriam doadas à comunidade.

Águia de Ouro Voa para Amsterdã

Em seguida, a Águia de Ouro apresentou o enredo “Mokum Amsterdã – O Voo da Águia à Cidade Libertária”, uma homenagem à capital dos Países Baixos, com referências à cultura local e à liberdade. Os girassóis de Van Gogh dominaram a avenida, colorindo o sambódromo e as fantasias das baianas. O refrão do samba-enredo já anunciava o clima do desfile: “Não me interpretem mal, eu vou me jogar de vez neste Carnaval.”

Outras Escolas e Seus Enredos Marcantes

A Mocidade Alegre homenageou a atriz Léa Garcia, falecida em 2023, com o enredo “Malunga Léa – Rapsódia de uma Deusa Negra”. A Gaviões da Fiel trouxe um forte apelo ambiental com “Vozes Ancestrais para um Novo Amanhã”, lembrando a importância dos povos originários e da preservação da natureza. A Estrela do Terceiro Milênio homenageou o compositor Paulo César Pinheiro com “Hoje a poesia vem ao nosso encontro: Paulo César Pinheiro, uma viagem pela vida e obra do poeta das canções”. Já a Tom Maior emocionou ao contar a história do médium Chico Xavier com “Chico Xavier – Nas entrelinhas da alma, as raízes do céu em Uberaba”. A Camisa Verde e Branco encerrou a noite com “Abre Caminhos”, um tributo a Exu e ao poder do movimento.

O Que Esperar do Carnaval 2026?

Com enredos que celebraram a cultura afro-brasileira, a liberdade, a arte, a natureza e a fé, a segunda noite de desfiles do Carnaval de São Paulo demonstrou a diversidade e a riqueza da cultura popular brasileira. Resta agora aguardar o resultado e os desfiles das próximas noites para ver quais escolas de samba se destacarão e levarão o título de campeã do Carnaval 2026. Qual escola de samba você acha que se destacou mais nesta segunda noite de desfiles?

Postagem Anterior Próxima Postagem