O feriado da Proclamação da República, celebrado em 15 de novembro, altera o funcionamento de diversos serviços e comércios em diferentes cidades do Brasil. A data, que relembra a transição do Brasil Império para a República em 1889, impacta desde o funcionamento de shoppings e supermercados até serviços bancários e repartições públicas.

Fonte: Diário do Nordeste
Fortaleza: Comércio e Serviços
Em Fortaleza, no Ceará, a maioria dos estabelecimentos funcionará normalmente. Bares e restaurantes, segundo a Abrasel, operam em horários definidos por cada estabelecimento. Lojas de rua, especialmente no Centro e nas avenidas Monsenhor Tabosa e José Avelino, estarão abertas, assim como os shoppings. Assis Cavalcante, presidente da CDL, destaca que o feriado é uma oportunidade para os consumidores anteciparem as compras da Black Friday.
Os supermercados também seguem com funcionamento normal, de acordo com a Acesu. Os postos de combustível, conforme o Sindipostos-CE, também manterão suas atividades regulares.
Serviços como a Cagece terão lojas e núcleos fechados, mas os canais virtuais e a Central de Atendimento (0800.275.0195) permanecem disponíveis 24 horas. Os Correios não terão atendimento nas agências, retomando as atividades na segunda-feira (17). A Enel manterá equipes de plantão e a central de atendimento (0800 285 0196) funcionando 24 horas, mas as lojas de atendimento presencial estarão fechadas.
O transporte público em Fortaleza operará com programação de domingo, incluindo linhas especiais e veículos extras. O Metrofor terá horários regulares pela manhã, com encerramento antecipado à tarde, enquanto os VLTs de Sobral e Cariri não funcionarão.
Petrolina: Normalidade no Comércio
Em Petrolina, Pernambuco, o feriado tem pouco impacto, uma vez que cai em um final de semana. A prefeitura não tem expediente aos sábados, com os serviços municipais retornando na segunda-feira (18). No entanto, serviços essenciais como SAMU, Centro de Parto Normal, segurança, trânsito e limpeza pública operam normalmente.
O comércio de Petrolina funcionará normalmente. Segundo o Sindilojas, o feriado foi permutado pela segunda-feira de Carnaval de 2026. O shopping também opera em horário normal, e as agências bancárias seguem sem atendimento presencial aos sábados.
Entenda o Feriado
A Proclamação da República, oficializada como feriado desde 1949, marca a transição do Brasil de uma monarquia para uma República Federativa. O movimento, liderado pelo marechal Deodoro da Fonseca, foi motivado por insatisfação militar, descontentamento das elites regionais e a crise da monarquia após a abolição da escravidão. O que estará aberto ou fechado impacta diretamente o cotidiano dos cidadãos.
Direitos Trabalhistas no Feriado
A CLT geralmente proíbe atividades profissionais em feriados nacionais, com exceções para setores essenciais. Trabalhadores convocados para trabalhar no feriado têm direito à remuneração em dobro ou a uma folga compensatória, conforme acordo coletivo ou negociação individual com o empregador.