A final da Libertadores 2025, entre Flamengo e Palmeiras, pode ser comprometida pelo intenso calendário e desgaste físico dos jogadores. A oscilação simultânea dos dois clubes levanta preocupações sobre o nível de प्रदर्शन que apresentarão na decisão, marcada para a próxima semana em Lima.
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/3/3/trb1xlTHKk5ypISI0M5Q/gettyimages-2241760021.jpg)
Fonte: GE
Cansaço e Queda de Rendimento
Apesar de serem os dois melhores times do Brasil, Flamengo e Palmeiras têm demonstrado uma queda no aproveitamento nas últimas rodadas do Brasileirão. Essa oscilação, que acontece de forma simultânea, pode ser atribuída ao grande número de jogos, o curto intervalo entre as partidas e o esgotamento físico dos atletas após uma temporada longa, que incluiu a Copa do Mundo de Clubes e convocações para seleções nacionais.
O Que Está em Jogo?
A final da Libertadores é vista como um emblema do futebol brasileiro e da força de sua liga nacional. No entanto, o esgotamento dos jogadores pode comprometer o nível técnico da partida, apresentando um jogo inferior ao que os times podem oferecer. Ambos os clubes estão divididos entre a busca pelo título e a administração do cansaço dos atletas, correndo o risco de lesões.
Paralelo com o Passado
Um exemplo recente de como o cansaço pode afetar o desempenho de um time foi o Botafogo em 2024. Dominante durante a maior parte da temporada, o time carioca teve uma queda de rendimento na reta final da Libertadores, com um aproveitamento inferior ao que vinha apresentando.
Brasileirão: IA Crava Campeão
Segundo simulação da Lance!, utilizando o Chat GPT, o Flamengo se sagraria campeão brasileiro de 2025. A simulação considerou os resultados das últimas rodadas, onde Flamengo e Palmeiras empatariam em número de pontos, mas o Flamengo levaria a vantagem. Será que a inteligência artificial acertará o campeão?
Impacto das Datas FIFA
A situação se agrava com a participação de jogadores de Flamengo e Palmeiras em suas respectivas seleções. Em alguns casos, atletas atuaram em dois jogos em diferentes países em um intervalo de poucas horas, como o caso de Gustavo Gomez, do Palmeiras, que jogou pelo Paraguai nos Estados Unidos e, no dia seguinte, entrou em campo pelo clube em São Paulo.
Chances de Título e Rebaixamento
De acordo com a UOL, após a 34ª rodada do Brasileirão, as chances de título se resumem a Flamengo (67,6%) e Palmeiras (31,1%). Já na luta contra o rebaixamento, a briga se concentra entre Juventude, Fortaleza, Vitória e Santos.
Risco de Decepção?
Apesar da expectativa por uma final memorável, existe um risco real de que o esgotamento dos jogadores resulte em um jogo abaixo do esperado. A torcida espera que os atletas superem o cansaço e proporcionem um grande espetáculo na decisão da Libertadores.