Um incêndio deflagrou em um dos pavilhões da COP30, a Conferência do Clima, em Belém (PA) na tarde desta quinta-feira (20). O incidente, que ocorreu na zona azul (Blue Zone) do evento, onde se reúnem negociadores e ministros, provocou a evacuação imediata do local por ordem da segurança. Os primeiros relatos do fogo surgiram pouco depois das 14h.
Fonte: G1
Detalhes do Incidente
As chamas atingiram espaços específicos na zona azul, mais precisamente na área conhecida como Pavilhão dos Países. Como medida de precaução, a energia elétrica foi cortada na área interna deste pavilhão. Até o momento, não há informações sobre o que teria provocado o incêndio.
Impacto e Resposta
O incidente causou correria entre os presentes, mas, segundo relatos de funcionários à CNN Brasil, o fogo já está sob controle. A orientação das autoridades é de evacuação total da Blue Zone, visando garantir a segurança de todos. Não foram reportadas vítimas ou feridos em decorrência do incêndio.
O que é a Blue Zone?
A zona azul, ou Blue Zone, é uma área restrita e de grande importância dentro da COP30. É neste espaço que os negociadores e ministros dos diversos países se reúnem para conduzir as negociações oficiais sobre as questões climáticas. A evacuação da área representa, portanto, uma interrupção temporária nas atividades da conferência.
Próximos Passos
As autoridades estão investigando as causas do incêndio e avaliando os danos causados. Ainda não há previsão de quando as atividades na Blue Zone serão retomadas. A prioridade é garantir a segurança de todos os participantes da COP30 e restabelecer as condições para a continuidade das negociações. Qual será o impacto deste incidente no andamento da conferência?