Caetano Veloso e Maria Bethânia foram indicados ao Grammy 2026 na categoria de Melhor Álbum de Música Global, com o disco ao vivo da turnê "Caetano & Bethânia". A cerimônia de premiação ocorrerá em 1º de fevereiro de 2026, em Los Angeles. A indicação foi anunciada nesta sexta-feira (7) e coloca os artistas brasileiros em competição com nomes como Burna Boy, Siddhant Bhatia e Anoushka Shankar.
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/m/h/aQZSdhRDO8Mci30pdjBw/029a4179.jpg)
Fonte: G1
Concorrentes na Categoria
Além de Caetano e Bethânia, a categoria Melhor Álbum de Música Global inclui artistas de diversas partes do mundo. Quem são os outros concorrentes? A lista completa é:
- No Sign of Weakness, de Burna Boy (Nigéria)
- Sounds Of Kumbha, de Siddhant Bhatia (Índia)
- Eclairer le monde, Light the World, de Youssou N'Dour (Senegal)
- Mind Explosion, da banda Shakti
- Chapter III: We Return To Light, de Anoushka Shankar com Alam Khan e Sarathy Korwar
Outras Indicações de Destaque
A edição de 2026 do Grammy também conta com indicações de peso em outras categorias. Artistas como Lady Gaga, Bad Bunny, Sabrina Carpenter e Kendrick Lamar estão entre os principais concorrentes. Kendrick Lamar lidera com nove indicações, seguido por Lady Gaga com sete e Sabrina Carpenter e Bad Bunny com seis cada.
Álbum do Ano
Os indicados para Álbum do Ano são:
- Debi Tirar Más Fotos - Bad Bunny
- Swag - Justin Bieber
- Man's Best Friend - Sabrina Carpenter
- Let God Sort 'Em Out - Clipse, Pusha T, Malice
- Mayhem - Lady Gaga
- GNX - Kendrick Lamar
- Mutt - Leon Thomas
- Chromakopia - Tyler, The Creator
Gravação do Ano
Na categoria Gravação do Ano, concorrem:
- DtMF - Bad Bunny
- Manchild - Sabrina Carpenter
- Anxiety - Doechii
- Wildflower - Billie Eilish
- Abracadabra - Lady Gaga
- Luther - Kendrick Lamar e SZA
- The Subway - Chappell Roan
- Apt. - Rosé, Bruno Mars
Essa não é a primeira vez que artistas brasileiros são reconhecidos no Grammy. Milton Nascimento e Anitta foram indicados no ano anterior, e outros nomes como Tom Jobim, Eumir Deodato, Sérgio Mendes, Caetano Veloso e Gilberto Gil já foram vencedores em outras categorias ao longo dos anos. A maior premiação da música dos Estados Unidos promete ser um evento memorável, com diversas categorias e artistas de diferentes estilos musicais.
Com a indicação de Caetano e Bethânia, a expectativa é alta para que o Brasil conquiste mais um prêmio na maior celebração da música mundial. Será que o álbum ao vivo da turnê dos irmãos vai levar o gramofone dourado? A resposta virá em fevereiro de 2026.
A cerimônia promete ser um grande evento para a música global e a torcida brasileira está forte para que Caetano e Bethânia tragam mais um Grammy para o Brasil.