O Atlético-MG enfrenta o Lanús, da Argentina, neste sábado (22), às 17h (de Brasília), no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, Paraguai, na final da Copa Sul-Americana 2025. A partida terá transmissão do SBT, ESPN e Disney+.

Fonte: CNN Brasil
Trajetória até a Final
Para chegar à final, o Atlético-MG terminou em segundo lugar na fase de grupos, com 9 pontos, um ponto atrás do Cienciano, do Peru. No mata-mata, o Galo superou o Atlético Bucaramanga no playoff e, em seguida, passou por Godoy Cruz, Bolívar e Independiente del Valle nas oitavas, quartas e semifinal, respectivamente.
O Lanús, por sua vez, liderou a fase de grupos com 12 pontos, garantindo vaga direta nas oitavas de final. A equipe argentina eliminou o Central Córdoba, o Fluminense e a Universidad de Chile para chegar à decisão.
O que está em jogo?
Além do título inédito da Sul-Americana, o Atlético-MG busca consolidar seu status no cenário internacional. A conquista também renderia uma premiação milionária ao clube. Qual o peso de um título internacional para o clube e sua torcida?
A Visão do Lanús
Nicolás Russo, presidente do Lanús, em entrevista ao portal ge, destacou a filosofia do clube de crescer “pouco a pouco”, investindo de forma consciente. “Nosso trabalho, a nossa projeção, é crescer pouco a pouco, dia a dia, sem querer saltos que não podemos. É importante para crescer dia a dia, como instituição, na quantidade de associados, de torcedores. A equipe é protagonista na Argentina e a nível internacional. Nós somos um clube organizado, não esbanjamos. Somos muito cuidadosos com as despesas e muito bem administrados.”
“A unidade política é fundamental. Nos últimos 40 anos, houve algumas eleições para autoridades excepcionais e sempre o partido governante venceu de forma retumbante. Temos um lema da administração do clube que eu digo que não falta. Quando se trata disso, um grande líder que tem no clube me disse algo sobre como lidar com a organização: um clube organizado contra outro organizado, ganha o melhor. A ordem contra a desordem, ganha a ordem”, detalhou Nicolás Russo.
Copa Conmebol x Sul-Americana
A proximidade da final reacende o debate sobre a equiparação da Copa Conmebol (competição vencida pelo Atlético-MG em 1992 e 1997) à atual Sul-Americana. O clube fez um pedido formal à Conmebol em 2022, mas não obteve resposta.
A Copa Conmebol, disputada entre 1992 e 1999, é considerada uma antecessora da Sul-Americana. O Atlético foi campeão em 1992, derrotando o Olimpia, e em 1997, vencendo o Lanús. O clube também foi vice-campeão em 1995.
A equiparação renderia ao Atlético-MG pontos no ranking histórico da Conmebol, o que poderia influenciar em sorteios de grupos de competições futuras.
O Caminho até a Decisão
A final da Copa Sul-Americana é um marco para ambas as equipes. Para o Atlético-MG, representa a chance de conquistar um título inédito e consolidar sua força no continente. Para o Lanús, é a oportunidade de coroar um projeto de crescimento consistente e reafirmar sua tradição no futebol sul-americano.