O futebol brasileiro passará por significativas mudanças a partir de 2026. A principal alteração é a antecipação do início do Campeonato Brasileiro, que começará em 28 de janeiro e se estenderá até 2 de dezembro. A medida, anunciada pela CBF, visa otimizar o calendário, aumentar o tempo de recesso para os jogadores e impulsionar o apelo comercial da competição.
Fonte: ge
O que muda no calendário?
A principal mudança é a duração do Brasileirão, que passará a ocupar praticamente todo o ano. Os campeonatos estaduais serão realizados entre 11 de janeiro e 15 de março, com um máximo de 11 datas, o que significa que, em algumas semanas, haverá jogos tanto do estadual quanto do Brasileirão. As finais estaduais, no entanto, serão preservadas com uma semana livre no calendário.
Pausa para a Copa do Mundo
O Campeonato Brasileiro terá uma pausa de cinco semanas durante a Copa do Mundo de 2026, entre a primeira semana de junho e a segunda semana de julho. O Mundial será realizado de 11 de junho a 19 de julho.
Nova Copa do Brasil
A Copa do Brasil também sofrerá alterações significativas. A partir de 2026, o torneio contará com a participação de todos os clubes da Série A, totalizando 126 clubes (aumentando para 128 em 2027). Além disso, a final será disputada em jogo único. O início da competição está previsto para 18 de fevereiro e a final, em 6 de dezembro, será o último jogo do ano no Brasil.
Impacto nos Estaduais
Com a redução das datas dos campeonatos estaduais, que passam de 16 para 11, a CBF busca equilibrar o calendário e evitar a sobrecarga de jogos para os clubes. A medida visa também aumentar a competitividade e o interesse pelo Brasileirão, que se estenderá por mais tempo ao longo do ano.
Nova competição: Copa Sul-Sudeste
A CBF anunciou a criação da Copa Sul-Sudeste, um novo torneio regional com 12 clubes e 42 partidas, a ser realizado entre 25 de março e 7 de junho. Equipes que estiverem disputando competições da Conmebol não participarão deste novo torneio. A elegibilidade para a Copa Sul-Sudeste será determinada pela classificação nos campeonatos estaduais.
Objetivos das mudanças
Segundo o presidente da CBF, Samir Xaud, as mudanças visam reduzir a carga de jogos dos times da elite e ampliar as oportunidades para equipes que permanecem inativas por longos períodos.
É uma questão de justiça esportiva, de desenvolvimento sustentável e equilíbrio. Tivemos que cortar na própria carne. Acredito que foi a melhor escolha e que vamos futuramente colher os frutos.
Fair Play Financeiro
A CBF também planeja divulgar em novembro as regras sobre o fair play financeiro, visando garantir a sustentabilidade financeira dos clubes. O objetivo é criar um ecossistema sustentável, controlando gastos, reduzindo dívidas e promovendo um ambiente saudável para o futebol brasileiro.
O futuro do futebol brasileiro
As mudanças no calendário do futebol brasileiro prometem impactar significativamente a dinâmica das competições e a rotina dos clubes. Será que essa nova estrutura trará os resultados esperados, como o aumento da competitividade e o fortalecimento do futebol nacional? As próximas temporadas dirão.