Rio define campeã do Carnaval 2026; Apuração tem novidades

A apuração dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do carnaval 2026 do Rio de Janeiro será realizada nesta quarta-feira, 18 de fevereiro, com início previsto para as 15h50. O evento, que definirá a grande campeã, terá transmissão ao vivo pela TV Globo, Globoplay e também pelo portal g1.

Imagem da notícia - G1

Fonte: G1

Novas Regras e Julgamento em 360 Graus

O carnaval do Rio implementou novas regras de julgamento e apuração no Grupo Especial, visando maior transparência e tecnicidade. Desde 2025, as notas são fechadas ao fim de cada noite de desfiles. Em 2026, o regulamento ampliou os critérios de avaliação, o número de jurados e alterou a dinâmica de apresentação na Marquês de Sapucaí.

A principal inovação foi a introdução de cabines espelhadas, posicionando dois grupos de jurados frente a frente na avenida, nos setores 6 e 7. Essa mudança exigiu que as escolas repensassem seus desfiles em 360 graus, impactando quesitos como mestre-sala e porta-bandeira e comissão de frente, que agora precisam contemplar igualmente ambos os lados da Sapucaí.

Critérios de Avaliação Detalhados

Os nove quesitos de avaliação foram desmembrados em 26 subquesitos, com maior peso para critérios como criatividade e concepção. A comissão de frente, além de indumentária e apresentação, também é avaliada pela ideia e criatividade. Mestre-sala e porta-bandeira são julgados por fantasia, coreografia e harmonia, enquanto a bateria recebe notas por manutenção da cadência, conjugação dos instrumentos, criatividade e versatilidade. A exigência técnica aumentou, e até mesmo as notas 10 precisam ser justificadas pelos jurados.

Impacto das Mudanças nas Escolas

As novas regras exigiram que cada escola definisse sua própria estratégia de adaptação, resultando em desfiles marcados por apresentações pensadas para todos os ângulos da avenida e por um julgamento mais detalhado. A ampliação do número de julgadores para 54, embora na prática continuem valendo 36 notas (após o descarte de dois jurados por quesito), buscou formar um banco mais amplo e diverso de avaliadores, segundo a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa).

O que os Jurados Podem e Não Podem Fazer?

Detalhes dos bastidores, divulgados pelo portal Voz do Samba, revelam a rotina dos julgadores. É permitida a interação entre eles, desde que não haja conversa com avaliadores do mesmo quesito ou de outro módulo. Os celulares são recolhidos, e o cachê gira em torno de 12 mil reais. Durante os desfiles, é proibido o consumo de bebida alcoólica, e as idas ao banheiro ou para um lanche só podem acontecer no intervalo entre uma escola e outra. Rigor absoluto para garantir a lisura na disputa, segundo a Veja.

Como Acompanhar a Apuração

A apuração será transmitida ao vivo pela TV Globo, Globoplay e pelo g1. Os fãs do carnaval poderão acompanhar em tempo real a contagem dos votos e a definição da escola campeã de 2026. Quais escolas de samba se destacarão sob as novas regras e quem levará o título?

Ordem dos Desfiles:

  • Domingo (15 de fevereiro): Acadêmicos de Niterói, Imperatriz Leopoldinense, Portela, Estação Primeira de Mangueira
  • Segunda-feira (16 de fevereiro): Mocidade Independente de Padre Miguel, Beija-Flor de Nilópolis, Unidos do Viradouro, Unidos da Tijuca
  • Terça-feira (17 de fevereiro): Paraíso do Tuiuti, Unidos de Vila Isabel, Acadêmicos do Grande Rio, Acadêmicos do Salgueiro

O resultado da apuração é aguardado com grande expectativa, tanto pelas escolas de samba quanto pelos amantes do carnaval, que acompanham cada detalhe da maior festa popular do Brasil.

Postagem Anterior Próxima Postagem