O Rio de Janeiro conhecerá a grande campeã do Carnaval 2026 nesta Quarta-Feira de Cinzas, com a apuração dos votos começando às 16h na Cidade do Samba. A transmissão será realizada pelo G1 e pela TV Globo, logo após “Rainha da Sucata” em Vale a Pena Ver de Novo. Este ano, o regulamento traz novidades significativas, incluindo o descarte de metade das notas dos jurados e a justificativa de todas as notas atribuídas.
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/V/D/YCmnOVTFSe5NtSoTjbZQ/54364612825-5e674d9510-k.jpg)
Fonte: G1
Novidades na Apuração
Uma das principais mudanças para 2026 é que, embora 54 jurados tenham avaliado os desfiles, apenas as notas de 36 deles serão consideradas na apuração. A seleção dos 36 será definida por sorteio. Além disso, ao contrário de anos anteriores onde apenas as notas abaixo de 10 exigiam justificativa, agora todas as notas deverão ser justificadas por escrito pelos jurados, garantindo maior transparência no processo.
Como Funciona o Descarte de Notas?
Mantendo a tradição, a menor nota de cada quesito será descartada. Isso significa que, das 36 notas apuradas (4 jurados para cada um dos 9 quesitos), a menor será excluída, restando 27 notas que serão somadas para definir a pontuação final de cada escola. As notas variam de 9,0 a 10,0.
Critérios de Desempate
Em caso de empate na primeira colocação, a LIESA (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) seguirá uma ordem de critérios para desempatar. Inicialmente, será feita a soma dos quesitos na ordem inversa do sorteio. Persistindo o empate, será considerado o maior número de notas 10. Caso a igualdade permaneça, a análise passará a considerar as notas abaixo de 10, começando por 9,9, e assim sucessivamente. Se mesmo assim não houver diferença, a definição será feita por sorteio.
O que está em jogo?
Além da disputa pelo título de campeã do Carnaval 2026, a escola que obtiver a menor pontuação será rebaixada para o Grupo Ouro. Paralelamente, também será decidido qual escola do grupo de acesso ascenderá ao Grupo Especial para o desfile de 2027.
Remuneração dos Jurados
A responsabilidade dos jurados é alta, e a LIESA adota um esquema de 'confinamento' para evitar influências externas. Cada jurado recebe um pró-labore de R$ 12 mil pelos três dias de desfiles. Este valor, segundo a Liga, é uma forma de agradecimento pela participação na preservação das raízes culturais.
Como se preparam os jurados?
Os 54 jurados seguem um rigoroso esquema de preparação e isolamento. Eles se concentram em um hotel, onde entregam seus dispositivos eletrônicos para evitar qualquer influência externa. A LIESA fornece tablets com os Livros Abre-Alas, e os jurados devem manter distanciamento de opiniões que possam influenciar seus julgamentos. Durante o período de confinamento, têm acesso a alimentação e bebidas não alcoólicas.
Subquesitos e o Detalhamento da Avaliação
Para 2026, todos os nove quesitos foram divididos em subquesitos, totalizando 26 detalhamentos, como “Cadência”, “Fluência” e “Funcionalidade”. Thiago Farias, coordenador de Jurados da LIESA, explicou que a subdivisão visa dar mais clareza e transparência ao julgamento, que agora é fechado no mesmo dia do desfile. Os jurados avaliam critérios como a concepção, realização e criatividade em cada quesito.
O Que Esperar da Apuração?
Com as novas regras e o rigoroso processo de avaliação, a apuração promete ser emocionante e transparente. A expectativa é alta para conhecer a campeã do Carnaval 2026 e a escola que ascenderá ao Grupo Especial no próximo ano. A apuração não apenas definirá o resultado do desfile, mas também influenciará os preparativos para o Carnaval de 2027.