Os Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026 se iniciam, e o Brasil marca presença com 14 atletas competindo em cinco modalidades. A delegação brasileira terá seu primeiro desafio no dia 10 de fevereiro, com Bruna Moura, Eduarda Ribeiro e Manex Silva nas classificatórias do esqui cross-country.

Fonte: Folha de S.Paulo
Transmissão ao vivo e cobertura completa
A cerimônia de abertura será transmitida ao vivo pela Globo na TV aberta, que também planeja dedicar cerca de quatro horas diárias à cobertura das competições durante a tarde, com flashes dos principais resultados. O canal também apresentará o boletim "Nevou na Globo", com Daniel Pereira e Laís Souza.
Na TV fechada, o SporTV exibirá 14 horas diárias ao vivo, incluindo as cerimônias de abertura e encerramento, além do programa "Diário de Inverno", com os melhores momentos do dia. A CazéTV, no YouTube, também fará cobertura com Fernanda Gentil, Pedro Scooby e Diogo Defante.
Agenda dos atletas brasileiros
Confira as datas de estreia dos brasileiros nos Jogos de Inverno:
- 10 de fevereiro: Esqui cross-country (Bruna Moura, Eduarda Ribeiro, Manex Silva)
- 11 de fevereiro: Snowboard halfpipe (Augustinho Teixeira, Pat Burgener)
- 12 de fevereiro: Esqui cross-country (Bruna Moura, Eduarda Ribeiro)
- 13 de fevereiro: Esqui cross-country (Manex Silva), Skeleton (Nicole Silveira)
- 14 de fevereiro: Esqui alpino (Lucas Pinheiro Braathen, Giovanni Ongaro), Skeleton (Nicole Silveira)
- 16 de fevereiro: Bobsled 2-man, Esqui alpino (Lucas Pinheiro Braathen, Christian Oliveira, Giovanni Ongaro)
- 17 de fevereiro: Bobsled 2-man
- 18 de fevereiro: Esqui cross-country (Bruna Moura, Eduarda Ribeiro), Esqui alpino (Alice Padilha)
- 21 e 22 de fevereiro: Bobsled 4-man
Expectativas e preparativos
Gustavo Haidar, chefe da equipe brasileira de neve, avaliou positivamente a sede do snowboard halfpipe em Livigno, destacando a proximidade das instalações e a facilidade de locomoção para os atletas. Os atletas Pat Burgener e Augustinho Teixeira já estão na cidade para a fase de adaptação e treinos.
"As primeiras impressões foram muito boas. Mesmo com bastante neve e nevando o dia inteiro, as distâncias são curtas, o que facilita muito a rotina dos atletas", afirmou Haidar.
Superando recordes?
Haidar também expressou otimismo em relação ao desempenho do Time Brasil, mencionando a possibilidade de alcançar resultados inéditos. "Nosso melhor resultado foi o 9º lugar de Isabel Clark em Turim 2006, no snowboard. Pela primeira vez, temos a real possibilidade de superar esse feito", disse.
O que esperar dos Jogos?
Com uma delegação motivada e instalações otimizadas, o Brasil busca se destacar nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026. Será que o país conseguirá superar seu melhor desempenho histórico e conquistar novas marcas na neve italiana? Acompanhe a cobertura completa e torça pelos atletas brasileiros!
Onde acompanhar? Além da cobertura na TV aberta e fechada, a CazéTV no Youtube será uma opção para ficar por dentro de todos os detalhes da competição.
Que vençam os melhores!