Santa Catarina enfrenta uma semana de tempo instável, com previsão de chuva frequente e risco de temporais isolados, especialmente no oeste e litoral do estado. A Epagri/Ciram alerta para a necessidade de atenção, com a possibilidade de acumulados de chuva significativos. A instabilidade deve se manter até quinta-feira (30), com risco para alagamentos e agitação marítima no litoral, segundo a Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SPDC/SC).

Fonte: Epagri/Ciram
Previsão Detalhada para os Próximos Dias
Segunda-feira (27/10): O tempo permanece instável com chuva, mais intensa no Litoral e norte do estado. Há risco de temporais isolados à tarde, principalmente no oeste e norte. A instabilidade diminui a partir da noite. As temperaturas variam de 20 a 25°C.
Terça-feira: Alerta para Temporais
Terça-feira (28/10): A condição será úmida com muitas nuvens, com chuva fraca e isolada na madrugada e manhã do Planalto ao Litoral. A partir da tarde, a previsão é de chuva mais intensa com temporais isolados no oeste, estendendo-se às demais regiões durante a noite. As temperaturas serão amenas, com máximas inferiores a 20°C.
Circulação Marítima e Chuva Persistente
Quarta-feira (29/10): Muitas nuvens e aberturas de sol no oeste. Chuva do centro ao leste, mais fraca e isolada no interior e mais persistente nas áreas do Litoral, devido à circulação marítima. Máximas inferiores a 20°C na maior parte de SC.
Variações de Temperatura e Vento
Quinta-feira (30/10): Segue com muitas nuvens e aberturas de sol no oeste. Condições de chuva no leste do estado, devido à circulação marítima. Máximas inferiores a 20°C na maior parte de SC, e mais alta no oeste, em torno de 24°C.
Fim da Semana com Instabilidade
Sexta-feira (31/10): Tempo instável com chuva e trovoadas isoladas, começando pelo oeste e estendendo-se as demais regiões no decorrer do dia, devido a novas áreas de baixa pressão. Máximas inferiores a 24°C.
Recomendações da Defesa Civil
Diante deste cenário, a Defesa Civil de Santa Catarina reforça a importância de acompanhar os boletins, avisos e alertas meteorológicos oficiais, disponíveis no site e nas redes sociais da Secretaria. A SPDC/SC alerta para a ocorrência de pancadas de chuva por vezes intensas, acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Impacto e Áreas de Risco
A passagem de uma frente fria e a formação de áreas de baixa pressão são os principais fatores que contribuem para a instabilidade. O período de maior atenção ocorre entre terça e quarta-feira, quando os volumes de chuva tendem a ser mais elevados. A intensificação dos ventos mantém a chuva persistente entre o Litoral Sul, a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, especialmente, no decorrer de quarta-feira. Além disso, provoca agitação marítima em toda a faixa litorânea, com ondas de 2,5 a 3 metros de altura, representando risco moderado para atividades de navegação e pesca.
O que esperar após a semana de instabilidade?
A tendência é de que o tempo comece a se estabilizar entre a tarde de quinta-feira e sexta-feira, à medida que o sistema de baixa pressão se afasta para o oceano. No entanto, pancadas isoladas de chuva não estão descartadas, devido à combinação de calor e umidade. É fundamental que a população se mantenha informada e siga as orientações das autoridades para evitar transtornos e garantir a segurança.