O mês de outubro de 2025 será marcado por extremos climáticos no Brasil. A primeira quinzena trará calor intenso, com temperaturas podendo ultrapassar os 40°C em diversas regiões. No entanto, a segunda metade do mês promete o retorno das chuvas, especialmente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com a formação de corredores de umidade.

Fonte: Climatempo
Previsão Detalhada para Outubro
Segundo a Climatempo, o resfriamento do oceano Pacífico Equatorial, indicando a possível formação de um novo evento La Niña, influenciará o clima brasileiro. Este fenômeno facilitará a passagem de frentes frias do Sul para o Sudeste e a formação de corredores de umidade do Norte para o Sudeste e Centro-Oeste.
Calor Intenso na Primeira Quinzena
Prepare-se para dias quentes no início de outubro, especialmente no Sudeste e Centro-Norte do país. Estados como Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais e São Paulo poderão registrar temperaturas próximas ou superiores a 40°C. Existe a possibilidade de ocorrência de onda de calor no centro-norte do país.
Retorno da Chuva na Segunda Quinzena
A partir da segunda quinzena, a frequência das pancadas de chuva deve aumentar, com a formação de corredores de umidade. Há também a possibilidade de organização da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Uma frente fria continental poderá causar queda de temperatura acentuada no Sul, parte do Sudeste e do Centro-Oeste, com risco de geada tardia nas áreas mais altas das serras do Sul e na fronteira com o Uruguai.
Distribuição da Chuva e Temperatura
O volume de chuva em outubro de 2025 deve ficar dentro ou um pouco abaixo da média na maior parte do Brasil. No entanto, o leste dos estados da região Sul, sul e leste de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro e centro-sul do Espírito Santo, além de áreas do Norte, podem esperar um volume de chuva um pouco acima da média.
As temperaturas médias devem ser um pouco acima do normal na maioria das áreas do Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Maranhão, Piauí, centro-oeste e norte da Bahia e áreas do sertão do Nordeste. Por outro lado, Roraima, interior do Amapá, a maioria das áreas do Pará e de Rondônia, Amazonas e Acre, sul e leste de São Paulo, Espírito Santo, leste de Minas Gerais, sul e leste da Bahia, Sergipe, Alagoas e leste do Pernambuco devem ter temperaturas dentro ou um pouco abaixo da média.
Alertas e Recomendações
O Sul do Brasil deve se preparar para chuva frequente, com risco de temporais e chuva volumosa, que pode causar transtornos à população, além da possibilidade de queda de granizo e formação de ciclone extratropical próximo à costa gaúcha.
O que esperar no Vale do Paraíba?
De acordo com o G1, a primeira quinzena de outubro será de muito calor no Vale do Paraíba, Litoral Norte e região bragantina, com predomínio de sol. Uma frente fria deve amenizar a temperatura por cerca de 3 dias. Na segunda quinzena, as chuvas devem ser mais frequentes, com pancadas de chuva no final da tarde.
Bolha de Calor e Mudanças Climáticas
A onda de calor está associada a uma bolha de calor sobre o Centro-Oeste, que retém o ar quente e intensifica o aquecimento. Pesquisadores alertam que esse fenômeno tem se tornado mais frequente e intenso devido às mudanças climáticas.
Impacto em Diversas Regiões
O calor extremo afetará o Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste, com diferentes intensidades. No Sul, a onda de calor terá menor impacto devido à instabilidade atmosférica e chuvas. O período de calor intenso deve durar até o início de outubro, quando uma frente fria trará alívio.
Prepare-se!
Esteja atento às atualizações da previsão do tempo e adote medidas para se proteger do calor e das possíveis tempestades. Hidrate-se, evite exposição prolongada ao sol e siga as orientações das autoridades locais em caso de temporais.
Como o fenômeno La Niña influenciará o clima no restante do ano? Acompanhe as próximas atualizações para entender os possíveis desdobramentos e impactos desta condição climática no Brasil.