O Rio Grande do Sul enfrenta um fim de semana com tempo severo, com previsão de temporais, chuvas intensas, raios, granizo e ventos de até 90 km/h. A combinação de um sistema de baixa pressão atmosférica e uma frente fria causam a instabilidade, com alerta de perigo emitido pelo Inmet e Defesa Civil. O risco de tornados e microexplosões em áreas isoladas é real, segundo o MetSul e Climatempo.
Impactos e Regiões Afetadas
As regiões sul, sudoeste, central e noroeste do RS são as mais afetadas. Em Porto Alegre, o acumulado de chuva pode ultrapassar 100mm em 24h, com ventos de 70 km/h. A prefeitura orienta a população a evitar áreas de risco e procurar abrigo.
Previsões e Alertas
A instabilidade, iniciada na madrugada de sexta (22), deve persistir forte até sábado de manhã, diminuindo a intensidade até domingo. O tempo deve melhorar na segunda-feira, com o sistema avançando para SC e PR. O alerta inclui riscos de microexplosões, fenômeno de “célula de chuva” rápida e forte, causando estragos localizados. A imprevisibilidade da localização exata desses fenômenos é um fator de preocupação.
Contexto Meteorológico
O encontro de ar quente vindo da Bolívia e Centro-Oeste com ar frio sobre o RS gera nuvens carregadas e temporais. Outras regiões do país apresentam condições contrastantes: o Sudeste tem calor intenso, com previsão de 33°C em São Paulo e 39°C em Cuiabá; o Nordeste registra chuvas na costa leste e calor intenso no interior; e o Norte apresenta instabilidades em algumas áreas.
Recomendações e Desdobramentos
Acompanhe os alertas da Defesa Civil e Inmet. A situação requer atenção e medidas preventivas, especialmente em áreas de risco. Os próximos dias serão cruciais para avaliar os danos causados pelos temporais e a extensão dos impactos na região.
Este conteúdo foi desenvolvido com o auxílio de inteligência artificial. Para mais informações sobre o conteúdo discutido, confira as fontes abaixo: