Entre janeiro e junho de 2025, 25 ocorrências de interferência na rede elétrica causadas por pipas afetaram 16.120 clientes em Taboão da Serra, segundo dados da Enel São Paulo. A cidade está entre as 11 com maior número de casos no estado.
Aumento de ocorrências em todo o estado
O primeiro semestre de 2025 registrou um total de 1.972 ocorrências na área de concessão da Enel, um aumento de 15% em relação ao mesmo período de 2024. Essas interrupções afetaram 798.656 clientes, 35% a mais que no ano anterior. São Paulo lidera o ranking com 1.413 ocorrências.
Riscos e recomendações
A Enel alerta para os riscos de curtos-circuitos, danos a equipamentos e acidentes graves causados por pipas enroscadas nos fios. O uso de cerol e linha chilena agrava esses riscos e é proibido por lei. A empresa recomenda empinar pipas em locais abertos, longe da rede elétrica, e sempre com supervisão adulta.
- Não solte pipas perto da rede elétrica ou em dias de chuva;
- Evite usar cerol, linha chilena, rabiolas ou materiais metálicos;
- Em caso de pipa enroscada, não tente resgatar — acione a distribuidora;
- Crianças devem estar acompanhadas de um adulto responsável.
Na Bahia, o crescimento foi ainda maior, com um aumento de 53% no número de interrupções causadas por pipas no primeiro semestre de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024, segundo a Neoenergia Coelba. Isso impactou mais de 141 mil clientes.
Por que este problema preocupa?
Será que a conscientização sobre os perigos de soltar pipas perto da rede elétrica é suficiente? A pergunta que fica é como podemos reduzir esses números expressivos de interrupções de energia e acidentes. O impacto não se limita apenas aos números, mas afeta a rotina de milhares de pessoas.
A situação demonstra a necessidade de campanhas de conscientização mais eficazes para prevenir acidentes e interrupções no fornecimento de energia, impactando a vida de milhares de pessoas. A combinação de dados de São Paulo e Bahia reforça a gravidade do problema em nível nacional.
Este conteúdo foi desenvolvido com o auxílio de inteligência artificial. Para mais informações sobre o conteúdo discutido, confira as fontes abaixo: