A National Football League (NFL) volta à Neo Química Arena, em Itaquera, São Paulo, na próxima sexta-feira (5), para o jogo entre Los Angeles Chargers e Kansas City Chiefs, às 21h (Brasília). O evento marca o retorno da liga ao Brasil após a polêmica envolvendo o gramado do estádio em 2024.
Reforma no gramado
O gramado da Neo Química Arena passou por uma reforma completa, a maior desde a inauguração do estádio em 2014, segundo a World Sports, responsável pela manutenção. A troca de fibra sintética, componente do gramado tipo "ryegrass puro", visou reduzir os escorregões que ocorreram no jogo de 2024. João Paulo de Abreu, engenheiro agrônomo e representante da World Sports, afirma que a reforma deve diminuir as quedas em até 90%.
Impacto da reforma
A renovação do material trouxe melhorias na tração, garantindo maior firmeza e estabilidade aos atletas. A falta de estabilidade gerou críticas no jogo entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers em 2024, com jogadores escorregando em campo. LeBron James, inclusive, comentou a situação nas redes sociais.
Preparativos para o jogo
Representantes da NFL realizaram vistorias após a confirmação do segundo jogo no Brasil. Nick Pappas, diretor da NFL responsável pela qualidade dos gramados, esteve no país para acompanhar os preparativos finais. Neste domingo (31), Pappas assistirá ao clássico Corinthians x Palmeiras antes que profissionais da NFL assumam a operação do estádio.
Declarações da NFL
"Nossa equipe está lá trabalhando com o Corinthians para garantir a melhor superfície de campo possível, e estamos confiantes nisso em todos os sentidos para este ano", afirmou Peter O'Reilly, vice-presidente executivo da NFL. "Estamos sempre focados em proporcionar a melhor experiência para nossas equipes em todos os aspectos, e certamente a qualidade do gramado é um componente chave disso."
Contexto e desdobramentos
O jogo da NFL em São Paulo representa um investimento significativo na cidade e no país. O impacto econômico do jogo de 2024 foi estimado em US$ 61 milhões, e espera-se um número ainda maior neste ano. A escolha pela Neo Química Arena novamente demonstra a confiança da NFL na estrutura do estádio e na capacidade de São Paulo em sediar eventos de grande porte. A expectativa é de que o evento fortaleça ainda mais a presença da NFL no Brasil.
Este conteúdo foi desenvolvido com o auxílio de inteligência artificial. Para mais informações sobre o conteúdo discutido, confira as fontes abaixo: