Uma forte massa de ar polar causa frio intenso e geada no Sul e Sudeste do Brasil nesta terça-feira (12). As temperaturas devem permanecer muito baixas em estados do Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste, com mínima abaixo de zero em algumas regiões. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da MetSul Meteorologia.
Previsão para as principais capitais
Porto Alegre (RS) registra mínima em torno de 5°C e máxima de 20°C, com sol e tempo firme. Curitiba (PR) varia de 4°C a 19°C, também com céu limpo. Florianópolis (SC) amanhece com 7°C e chega aos 20°C à tarde. São Paulo (SP) tem mínima em torno de 9°C e máxima de 20°C, com períodos de sol entre nuvens. O Rio de Janeiro (RJ) começa com 13°C e máxima de 23°C. Belo Horizonte (MG) tem mínima de 10°C e máxima de 25°C.
Geadas e temperaturas negativas
A formação de geada é esperada em uma ampla área, desde a Campanha Gaúcha até regiões serranas do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em localidades mais elevadas, a previsão é de geada moderada a forte. Algumas regiões podem registrar temperaturas negativas. O frio persiste na quarta-feira (13), ainda com geada em pontos isolados, mas as temperaturas sobem um pouco à tarde.
Mudança de cenário
Uma nova frente fria, a partir de quinta-feira (14), deve trazer um reforço ao frio, principalmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Cidades da Campanha Gaúcha podem ter mínimas próximas de 0°C na sexta-feira (15). No Sudeste, São Paulo e Rio de Janeiro sentirão novamente o frio entre quinta e sexta-feira. O aquecimento previsto para a próxima semana deve trazer temperaturas acima da média.
Outras regiões do Brasil
O litoral sul da Bahia permanece com tempo instável, com risco de chuva forte. O interior do Brasil terá predomínio de ar seco, aumentando o risco de queimadas. No Norte e Nordeste, o calor predomina, com pancadas de chuva em pontos isolados.
Conclusão
O frio intenso e a geada devem persistir nos próximos dias, com temperaturas muito baixas em grande parte do Centro-Sul do Brasil. É importante estar atento às recomendações de proteção contra o frio e se manter informado sobre a previsão do tempo para os próximos dias.
Este conteúdo foi desenvolvido com o auxílio de inteligência artificial. Para mais informações sobre o conteúdo discutido, confira as fontes abaixo: