Fies 2026: Vagas do 1º Semestre Já Disponíveis para Consulta

Candidatos ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2026 já podem consultar as vagas ofertadas. As inscrições, gratuitas, estarão abertas de 3 a 6 de fevereiro, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O programa do Ministério da Educação (MEC) visa facilitar o acesso ao ensino superior em instituições privadas.

Detalhes da Oferta de Vagas

O processo seletivo do primeiro semestre, regulamentado pelo Edital nº 3/2026, disponibiliza 67.301 vagas em 1.421 instituições, abrangendo 19.834 cursos/turnos. Para todo o ano de 2026, o Fies ofertará um total de 112.168 vagas, com as restantes sendo destinadas ao segundo semestre ou para preenchimento de eventuais vagas não ocupadas nesta primeira edição. Os candidatos podem se inscrever em até três opções de curso, com possibilidade de alteração até o término do período de inscrição.

Distribuição das Vagas por Estado

A oferta de vagas varia significativamente entre as unidades da Federação. Por exemplo, São Paulo (SP) lidera com 11.557 vagas, seguido por Bahia (BA) com 7.428 e Minas Gerais (MG) com 6.974. A lista completa da distribuição de vagas por estado está disponível no site do Governo Federal.

Quem Pode se Inscrever no Fies 2026?

Para participar do Fies 2026, é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, obtendo uma média de 450 pontos nas cinco provas e nota diferente de zero na redação. Além disso, a renda bruta familiar mensal por pessoa deve ser de até três salários mínimos.

Cronograma e Próximos Passos

  • Resultado da Pré-Seleção (Chamada Única): 19 de fevereiro.
  • Complementação da Inscrição: 20 a 24 de fevereiro.
  • Pré-Seleção na Lista de Espera: 26 de fevereiro a 10 de abril.

É crucial que os candidatos acompanhem atentamente os prazos e procedimentos estabelecidos no edital para assegurar a ocupação das vagas ofertadas.

O Fies Social e Suas Vantagens

O Fies Social reserva 50% das vagas para estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Estudantes pré-selecionados que se enquadrem nos critérios do Fies Social podem solicitar financiamento integral, cobrindo até 100% dos encargos educacionais. A comprovação de renda é simplificada para estes candidatos.

Como comprovar a deficiência (se aplicável)?

Candidatos com deficiência, independentemente de se inscreverem para as vagas do Fies Social ou para as demais vagas, devem apresentar laudo médico que ateste a espécie e o grau da deficiência, com referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID).

O Que é o Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do MEC, instituído pela Lei nº 10.260/2001, que visa conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas que aderirem ao programa e possuam avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O programa tem como objetivo facilitar o acesso ao ensino superior, impulsionando a formação de profissionais qualificados e o desenvolvimento do país. Diante do cenário, quais serão os impactos do FIES 2026 para a educação superior brasileira?

Postagem Anterior Próxima Postagem