A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (14), a Operação Narco Bet, com o objetivo de desarticular um esquema de lavagem de dinheiro vinculado ao tráfico internacional de drogas. A ação cumpre 11 ordens de prisão e 19 mandados de busca e apreensão em quatro estados: São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/7/m/AEwUYRTZynLIKNbE0TKw/fotojet-32-.jpg)
Fonte: G1
Mandados e Bloqueio de Bens
As medidas judiciais incluem o bloqueio de bens e valores que somam mais de R$ 630 milhões, visando à descapitalização da organização criminosa e à reparação de danos decorrentes das atividades ilícitas. Os investigados poderão responder pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa, com indícios de atuação transnacional.
Cooperação Internacional
A operação conta com o apoio e cooperação da Polícia Criminal Federal da Alemanha (Bundeskriminalamt – BKA), responsável pela execução de medida cautelar de prisão contra um dos investigados atualmente localizado em território alemão. A ação é um desdobramento da Operação Narco Vela, que mirou a repressão ao tráfico de drogas por via marítima, a partir do litoral brasileiro.
Investigação e Criptomoedas
As investigações indicam que o grupo criminoso usava criptomoedas e enviava recursos para contas no exterior para tentar esconder a origem do dinheiro ilícito. A apuração é de que parte dos valores movimentados teria sido direcionada para o setor de apostas eletrônicas, as chamadas bets.
Prisão de Influenciador
Entre os presos na operação está o influencer Bruno Alexssander Souza Silva, conhecido como Buzeira, que possui mais de 15 milhões de seguidores nas redes sociais. Ele é conhecido por promover rifas e sorteios de carros, artigos de luxo e ações promocionais. A defesa de Buzeira não foi localizada para comentar o caso.
Crimes e Penalidades
Os alvos da operação poderão responder pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa, com indícios de atuação transnacional, segundo os investigadores federais. A PF continua a investigação para identificar outros envolvidos e desmantelar completamente o esquema criminoso. Qual o impacto desta operação no combate ao tráfico internacional de drogas?