A Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado (Coneor) da OAB divulgou os cadernos de provas e os padrões de respostas da 2ª fase (prova prático-profissional) do 44º Exame de Ordem Unificado, aplicado em 19 de outubro. Os candidatos já podem conferir os documentos e o gabarito preliminar para cada área do Direito.
Fonte: OAB
Onde encontrar o material?
Os cadernos de provas e padrões de resposta estão disponíveis no site da OAB. Para facilitar a consulta, os materiais foram organizados por área do Direito. O candidato pode acessar os seguintes cadernos e padrões:
- Caderno de Provas (Direito Administrativo)
- Caderno de Provas (Direito Civil)
- Caderno de Provas (Direito Constitucional)
- Caderno de Provas (Direito do Trabalho)
- Caderno de Provas (Direito Empresarial)
- Caderno de Provas (Direito Penal)
- Caderno de Provas (Direito Tributário)
- Padrão de Respostas (Direito Administrativo)
- Padrão de Respostas (Direito Civil)
- Padrão de Respostas (Direito Constitucional)
- Padrão de Respostas (Direito do Trabalho)
- Padrão de Respostas (Direito Empresarial)
- Padrão de Respostas (Direito Penal)
- Padrão de Respostas (Direito Tributário)
Correção Extraoficial e Prazos para Recursos
Além dos gabaritos oficiais, o Gran Cursos Online também disponibilizou uma correção extraoficial em vídeo, formulada por seus professores, auxiliando os candidatos na identificação de possíveis recursos. A divulgação do resultado preliminar das provas discursivas está prevista para 11 de novembro, com prazo para recursos entre 12 e 14 de novembro. O resultado final do exame, com a relação dos aprovados, será divulgado em 26 de novembro.
Quem pode realizar o Exame de Ordem?
A aprovação no Exame de Ordem é indispensável para a inscrição nos quadros da OAB como advogado. O exame é aberto a bacharéis em Direito, mesmo que pendente apenas a colação de grau, desde que formados em instituição credenciada. Estudantes do último ano do curso de Direito ou dos dois últimos semestres também podem participar.
Próximos Passos e Requisitos
Após a aprovação nas duas fases do Exame de Ordem, os candidatos estarão qualificados para o exercício da advocacia. No entanto, é importante lembrar que ainda será necessário requerer a carteira da OAB para concluir o registro. O Exame de Ordem Unificado é aplicado nacionalmente e busca garantir um padrão de qualidade e ética na prática da advocacia no Brasil.
Locais de Prova
Os locais de prova da segunda fase foram divulgados anteriormente pela Coneor e puderam ser consultados pelos examinandos na página de acompanhamento do Exame de Ordem. A prova foi aplicada das 13h às 18h, horário de Brasília, com fechamento dos portões às 12h30.
O que esperar após a divulgação dos resultados?
Com a divulgação dos cadernos de prova e padrões de resposta, os candidatos podem ter uma análise mais precisa de seu desempenho na 2ª fase do 44º Exame de Ordem. A expectativa agora se concentra na divulgação dos resultados preliminares e, posteriormente, no resultado final, que definirá os novos advogados aptos a exercer a profissão no Brasil. Para aqueles que não obtiverem aprovação nesta edição, o Exame de Ordem continua sendo uma oportunidade fundamental para alcançar o sonho de advogar.