Norris Lidera Grid no México; Horários e Estratégias da Corrida

Lando Norris, da McLaren, conquistou a pole position para o Grande Prêmio do México de Fórmula 1, que será disputado neste domingo no Autódromo Hermanos Rodríguez. Gabriel Bortoleto, da Sauber, larga em 16º. A corrida, a 20ª etapa da temporada, promete ser emocionante, com a disputa pelo título de pilotos mais acirrada do que nunca. A largada está marcada para as 17h (horário de Brasília). O ge.globo acompanha tudo em tempo real.

Imagem da notícia - GE

Fonte: GE

Disputa Acirrada pelo Título

A briga pelo campeonato está intensa, com Max Verstappen entrando na disputa que antes era focada em Lando Norris e Oscar Piastri. Verstappen, que largará em quinto, possui um histórico forte no GP do México, com cinco vitórias. Lewis Hamilton e Carlos Sainz são os outros pilotos em atividade que já venceram na Cidade do México. Ayrton Senna foi o único brasileiro a vencer na pista, em 1989.

O Desafio da Altitude e a Estratégia de Pneus

O Autódromo Hermanos Rodríguez, localizado a mais de 2.200 metros acima do nível do mar, apresenta desafios únicos para as equipes e pilotos. A altitude afeta a aerodinâmica dos carros, que geram de 10 a 15% menos pressão aerodinâmica em comparação com pistas ao nível do mar. Isso exige um acerto de suspensão que priorize a aderência mecânica, já que os carros tendem a deslizar mais nas curvas.

Estratégias de Pneus: Uma Parada ou Mais?

A Pirelli trouxe os compostos C2, C4 e C5 para esta corrida. O C4 (médio) é o favorito, pois o asfalto não é muito abrasivo, facilitando a gestão dos pneus. No entanto, o calor e a poluição na Cidade do México podem complicar a situação. Mário Isola, da Pirelli, acredita que a estratégia de uma única parada é a mais provável. Contudo, o C5 (macio) também pode ser uma opção viável, especialmente para largar e tentar ganhar posições na longa reta dos boxes. A estimativa é que os pneus macios durem de 20 a 25 voltas.

Possíveis Intervenções do Safety Car

Desde o retorno do GP do México ao calendário da F1, sempre houve pelo menos uma intervenção do Safety Car. Com um tempo estimado de perda de 12 segundos (22 segundos em condições normais), as equipes consideram essa possibilidade ao planejar suas estratégias, buscando o momento ideal para a troca de pneus.

Transmissão e Expectativas

A TV Band exibirá a corrida e a classificação na TV aberta, enquanto a Bandsports mostrará os treinos e a classificação na TV fechada. O ge.globo fará a cobertura completa em tempo real. Será que Norris conseguirá manter a ponta? Verstappen usará sua experiência para superar as dificuldades? Qual equipe terá a melhor estratégia para lidar com os desafios da altitude e dos pneus? A corrida promete muitas emoções.

Pilotos e Equipes Confirmados

  • Alpine: Franco Colapinto e Pierre Gasly
  • Aston Martin: Fernando Alonso e Lance Stroll
  • Ferrari: Charles Leclerc e Lewis Hamilton
  • Haas: Esteban Ocon e Oliver Bearman
  • McLaren: Lando Norris e Oscar Piastri
  • Mercedes: George Russell e Kimi Antonelli
  • RB: Isack Hadjar e Liam Lawson
  • RBR: Max Verstappen e Yuki Tsunoda
  • Sauber: Gabriel Bortoleto e Nico Hulkenberg
  • Williams: Alexander Albon e Carlos Sainz
Postagem Anterior Próxima Postagem