A dupla sertaneja Jorge e Mateus anunciou uma pausa na carreira a partir de 2026, após completarem 20 anos de estrada. A decisão foi revelada durante o programa 'Viver Sertanejo', exibido no último domingo (19), onde os artistas compartilharam os motivos por trás do ano sabático e os planos para o futuro. A pausa tem como objetivo permitir que os cantores se dediquem mais à família e a projetos pessoais, além de renovar as energias para os próximos anos de carreira.
Fonte: Gshow
Os motivos da pausa
Jorge explicou que a decisão de fazer uma pausa na carreira surgiu da necessidade de repensar os rumos da dupla e de se dedicar mais à vida pessoal. "Esse próximo ano é um ano de Jorge e Mateus completar 21 anos, um ano sabático. Não vai chegar a ser um ano. Acho que a gente não consegue ficar tanto tempo, mas é um descanso, é uma hora de você pensar nas novas diretrizes, os caminhos que devemos percorrer para os próximos 20. Colocar a cabeça no lugar, compor, produzir música, dar uma curtida na molecada, poder viajar com eles quando estão de férias", detalhou o cantor.
A importância da família
Mateus complementou a fala de Jorge, ressaltando a importância de estar mais presente na vida dos filhos. "São nas pequenas coisas que a gente quer se apegar um pouco. Esse lance de 'mas você vai viajar de novo?'. Como você responde para uma criança que quer ter o pai ao lado ali? Buscando na escola ou participando. Isso pesa para a gente, ao mesmo tempo a gente vai descansar um pouco a cabeça. Como o Jorge falou, trabalhar de uma forma mais tranquila nas próximas músicas. Ficar mais potente novamente, porque a estrada te cansa bastante. As coisas vão ficando iguais e rotineiras. É bom sair um pouco dessa bolha", afirmou Mateus.
O ritmo exaustivo da estrada
Jorge também desabafou sobre o ritmo intenso de shows e viagens, que, segundo ele, exige muito do corpo e da mente.
"É o oxigênio, como se tivesse pegando tubão de oxigênio e colocando assim do lado e dar uma oxigenada. Quando você faz tudo o que vai fazer em excesso, a entrega é comprometida. Todo mundo que está na estrada já há um tempo, se o cara tiver show todo santo dia para fazer aí entra dentro de um avião e voa, entra dentro de um carro. Não tem ser humano que aguente isso. A gente lida com pessoas, com emoção das pessoas, com a energia das pessoas, e nós não somos máquinas. Somos gente!"
Problemas de saúde de Mateus
Durante o programa, Mateus relembrou um período delicado de sua vida, quando enfrentou complicações no joelho e precisou passar por diversas internações e cirurgias. "Esse problema do joelho quando eu tive, o Dante estava com dois meses, recém-nascido. Então, a Marcela ela é médica também e super forte. Ela estava com o recém-nascido em casa e o marido internado no hospital. Foi realmente uma barra difícil", recordou o cantor.
O apoio familiar e a fé
Mateus destacou o apoio da família, especialmente da mãe, durante o período de internação. "A minha mãe me acompanhou muito porque a Marcela tinha que ficar em casa. Minha mãe tem muita fé em Deus e na igreja Católica. Foi um momento que eu tive para ter com ela que há muito tempo não tinha", disse. Ele também compartilhou uma mensagem de fé que o fortaleceu durante o tratamento:
"Quando você estiver fraco, imagine Jesus e Santa Maria do seu lado".O cantor passou por cinco cirurgias no total.
O que esperar da pausa?
A pausa na carreira de Jorge e Mateus é aguardada com expectativa pelos fãs, que esperam que o período sabático traga ainda mais inspiração e criatividade para a dupla. Será que a pausa será definitiva, ou um breve respiro para recarregar as energias e retornar com força total? A resposta, só o tempo dirá. Uma coisa é certa: os fãs da dupla, aguardam ansiosamente o retorno de Jorge e Mateus aos palcos.