BYD investe R$ 30 mi em centro de pesquisa de veículos autônomos no Rio

A montadora chinesa BYD, em parceria com a prefeitura do Rio de Janeiro, anunciou um investimento de R$ 30 milhões para a construção de um centro de pesquisa e desenvolvimento de veículos autônomos no Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão. O anúncio foi feito no último sábado, 13 de outubro de 2025, pelo presidente internacional da BYD, Wang Chuanfu, e pelo prefeito Eduardo Paes. O complexo, com 183,8 mil metros quadrados, incluirá uma pista de testes, showroom e áreas para simulação de condições climáticas adversas, além de estudos para desenvolvimento de combustível flex no Brasil. O projeto surge após a inauguração da fábrica de carros elétricos da BYD na Bahia.
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Fonte: O Globo

Detalhes do Centro de Pesquisa

O novo centro de pesquisas da BYD no Rio de Janeiro será dedicado ao desenvolvimento de automóveis autônomos, que operam sem a necessidade de motoristas. A estrutura contará com um miniautódromo para testes, localizado em um terreno do Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão. O projeto, com custo estimado em 38,6 milhões de yuans (aproximadamente R$ 30 milhões), representa um investimento estratégico da montadora no mercado brasileiro e na inovação tecnológica. Será montada ainda uma espécie de showroom, com cerca de 1,5 mil metros quadrados para que visitantes conheçam os carros fabricados pela montadora. A ideia é que esse showroom tenha de cinco a sete modelos por dia.

Infraestrutura e Simulações

Além da pista de testes, o complexo incluirá áreas para simular diversas condições de uso dos veículos. Uma dessas áreas será uma piscina projetada para simular a circulação dos automóveis em situações de chuva intensa, com a água atingindo o capô da linha de luxo da montadora, a série Yangwang. Passarelas cobertas permitirão que técnicos e convidados observem os testes de desempenho em segurança. Outra área do complexo será dedicada à simulação do desempenho dos carros em estradas não asfaltadas.

A Escolha do Rio de Janeiro

A decisão de instalar o centro de pesquisas no Rio de Janeiro representa uma mudança de planos da BYD, que inicialmente havia considerado Salvador, na Bahia, para o projeto. O prefeito Eduardo Paes destacou a importância da escolha para a revitalização do Galeão e a proximidade com instituições de pesquisa de qualidade, como a Coppe/UFRJ e o Parque Tecnológico do Fundão. Vale lembrar que Paes atuou como representante da BYD na América Latina entre 2017 e 2020, após deixar a prefeitura.

Combustível Flex e Expansão no Brasil

Stella Li, vice-presidente da BYD para o mercado internacional, anunciou que a montadora também terá uma área voltada para o desenvolvimento de combustível flex para a indústria brasileira. A executiva, no entanto, não divulgou o prazo para a abertura do centro de pesquisa. A iniciativa reforça o compromisso da BYD com o mercado brasileiro e a busca por soluções inovadoras para a mobilidade sustentável.

BYD e o Passado Controverso no Brasil

Em contraste com os planos ambiciosos da BYD no Brasil, a empresa enfrentou recentemente denúncias de trabalho análogo à escravidão nas obras de sua fábrica em Camaçari, Bahia. Segundo reportagem da Agência Pública, trabalhadores chineses foram submetidos a condições degradantes, jornadas exaustivas e retenção de passaportes. O Ministério Público do Trabalho (MPT) moveu uma ação civil pública contra a BYD e suas empreiteiras, pedindo uma indenização de R$ 257 milhões por danos morais coletivos. As acusações contrastam com o discurso de sustentabilidade e inovação da montadora, levantando questionamentos sobre suas práticas trabalhistas no país. Apesar das denúncias, o governo federal inaugurou a fábrica da BYD em Camaçari com pompa, celebrando a reindustrialização verde e a geração de empregos.

O Futuro da BYD no Brasil

O investimento da BYD no centro de pesquisa do Rio de Janeiro e na fábrica da Bahia sinaliza um compromisso de longo prazo com o mercado brasileiro. No entanto, as controvérsias trabalhistas e as críticas à falta de transparência em suas operações levantam dúvidas sobre a sustentabilidade de seu modelo de negócios no país. Será que a BYD conseguirá conciliar seus objetivos de crescimento com a responsabilidade social e o respeito aos direitos dos trabalhadores? A resposta a essa pergunta será fundamental para determinar o sucesso e a reputação da empresa no Brasil. Além do centro de pesquisas, a montadora estuda implantar um segundo showroom, provavelmente na Ilha do Governador. Lá seria apresentado o modelo Denza, a linha de luxo de utilitários esportivos (SUVs).
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