Lançamento do Toyota Yaris Cross é adiado após danos em fábrica
O lançamento do Toyota Yaris Cross no Brasil foi adiado devido a um forte temporal que atingiu a fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz, São Paulo, na segunda-feira, 22 de setembro de 2025. O evento de apresentação do novo SUV compacto, que estava programado para o fim de outubro, foi cancelado e não tem nova data definida.

Fonte: UOL
Impacto na produção e segurança
A Toyota informou que a chuva e os fortes ventos causaram estragos consideráveis na fábrica de motores, com imagens mostrando o local alagado e o teto da estrutura danificado. A produção na planta de Sorocaba, onde o Yaris Cross será fabricado, também foi afetada, assim como a produção dos modelos Corolla e Corolla Cross. A fábrica de Porto Feliz foi isolada para vistoria da Defesa Civil, e a montadora não informou o prazo para a retomada das atividades.
A segurança das pessoas é a prioridade da Toyota e estamos alocando nossa atenção neste tema, acompanhando cuidadosamente a situação e oferecendo todo o suporte necessário aos colaboradores e parceiros que atuavam no local.
Dez funcionários tiveram ferimentos leves durante o temporal, sendo prontamente socorridos e liberados. A prioridade da Toyota é garantir a segurança de todos os seus colaboradores e parceiros.
Detalhes sobre o Yaris Cross
O Toyota Yaris Cross é um SUV compacto que chegará ao mercado para competir com modelos como o Volkswagen T-Cross e o Hyundai Creta. Com 4,31 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,65 m de altura e 2,62 m de distância entre-eixos, o modelo terá porta-malas com capacidade para 471 litros. Ele substituirá os modelos Yaris e Yaris Sedan no Brasil.
O Yaris Cross contará com uma boa lista de equipamentos de série, incluindo seis airbags, controles de tração e estabilidade, e freios a disco nas quatro rodas com assistência ABS e EBD. O pacote de segurança Toyota Safety Sense, que inclui controle de cruzeiro adaptativo (ACC), sistema de segurança pré-colisão frontal (PCS), assistência de permanência (LTA) e alerta de mudança de faixa (LDA), e faróis altos automáticos (AHB), é esperado para as versões híbridas.
Motorização e preços esperados
O SUV será equipado com motor 1.5 aspirado e câmbio CVT, entregando 110 cv e 14,9 kgfm de torque quando abastecido com etanol. Haverá também uma versão 1.5 híbrida flex, combinando um motor a combustão de 92 cv e 12,4 kgfm de torque com um motor elétrico de 81 cv e 14,4 kgfm de torque, ligado ao câmbio e-CVT. A potência combinada na Tailândia é de 113 cv, mas espera-se que seja maior no Brasil.
Espera-se que o Yaris Cross seja o SUV mais barato do mercado com tecnologia híbrida plena, com preços partindo de R$ 130 mil e chegando aos R$ 180 mil. A exemplo do sedã e do SUV médios, o modelo contará com cinco anos de garantia, ampliada para dez anos caso o cliente mantenha o plano de revisões na rede autorizada após o prazo inicial.
Prejuízos e estado de calamidade
As imagens aéreas da fábrica da Toyota em Porto Feliz revelam a extensão da destruição causada pelo vendaval, com partes do telhado retorcidas e espalhadas por toda a área. Carros estacionados também foram danificados. A Defesa Civil registrou rajadas de vento de até 90 km/h. O prefeito de Porto Feliz decretou estado de emergência na cidade.
A unidade de Porto Feliz é a principal fábrica de motores da Toyota na América Latina, empregando cerca de 700 pessoas e produzindo mais de 100 mil motores por ano, incluindo variantes híbridas flex. A suspensão das atividades na fábrica afeta a produção em Sorocaba, evidenciando a importância da unidade para a operação da Toyota no Brasil. Como a Toyota não trabalha com estoque de produtos, um comunicado foi emitido para os funcionários da planta de Sorocaba informando que alguns setores terão as atividades paralisadas nos três turnos devido à interrupção da produção em Porto Feliz.
Com o lançamento adiado e a produção impactada, resta aguardar a avaliação completa dos danos e a definição de um novo cronograma para a chegada do Yaris Cross ao mercado brasileiro. Qual será o impacto a longo prazo na estratégia da Toyota no Brasil?