O Tesouro Nacional captou R$ 17,7 bilhões em leilão extraordinário de NTN-B realizado em 3 de setembro. A operação, que vendeu 1,5 milhão de títulos com vencimentos em 2040, 2050 e 2055, superou as expectativas, com demanda 50% maior que a oferta. As taxas ficaram próximas de IPCA + 7,4% ao ano.
Leilão Extraordinário e suas Implicações
A operação, considerada fora do calendário regular e anunciada após o fechamento do mercado na sexta-feira anterior, surpreendeu o mercado pela magnitude do volume ofertado e pela alta demanda. Os títulos NTN-B, sendo off-the-run (menos negociados), geralmente são vendidos com prêmio de taxa, o que contribuiu para o resultado positivo.
Reações do Mercado
Economistas consultados avaliaram o resultado como positivo.
“O Tesouro conseguiu colocar um montante grande. O leilão foi bom e gera uma percepção positiva para os próximos”,disse Nicolas Borsoi, economista-chefe da Nova Futura. Claudio Pires, sócio-diretor da MAG, destacou a demanda surpreendente, considerando-a expressivamente superior à oferta.
Para Ian Lima, gestor de renda fixa da Inter Asset, a operação pode estar ligada à necessidade de aumentar a liquidez do mercado, especialmente em vencimentos mais longos.
“Deve ter alguma demanda dos dealers, para aliviar o posicionamento técnico, porque estavam mais vendidos”,afirmou.
Gabriel Mello, gestor macro da AZ Quest, acrescentou que o leilão demonstrou procura represada em pontos específicos da curva, além de fatores técnicos.
Contexto do Mercado de Títulos Públicos
As NTN-Bs representam cerca de 20% das emissões de títulos públicos nos últimos 12 meses (aproximadamente R$ 287 bilhões). A maior parte das emissões se concentra em títulos atrelados à Selic (LFTs) e em LTNs prefixadas.
Possíveis Desdobramentos
O sucesso do leilão indica um otimismo do mercado em relação ao cenário econômico, influenciando positivamente o Tesouro Direto. Será que essa tendência se manterá?
Este conteúdo foi desenvolvido com o auxílio de inteligência artificial. Para mais informações sobre o conteúdo discutido, confira as fontes abaixo: