SP: Seca extrema atinge interior, com umidade abaixo de 4%

O interior de São Paulo enfrenta uma crise de seca extrema, com a cidade de Descalvado registrando a menor umidade relativa do ar do ano: 4%, nesta quinta-feira (11). Este índice é comparável aos desertos mais áridos do mundo, como o Saara e o Atacama. A Defesa Civil emitiu alerta severo via Cell Broadcast para 511 municípios (79,2% do total), devido à umidade abaixo de 12% e temperaturas acima de 35°C em várias regiões.

Alerta da Defesa Civil e OMS

Segundo a Defesa Civil, os valores são alarmantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda umidade acima de 30%. Abaixo de 12%, a situação é considerada estado de emergência, com riscos à saúde e ao meio ambiente. 77 cidades paulistas registraram umidade abaixo deste limite.

Cidades afetadas

Além de Descalvado, outras cidades registraram umidade crítica: Bragança Paulista (4,3%), Itapira (5,8%), Cordeirópolis (6,7%), e Sumaré (6,9%). O alerta abrangeu regiões como Sorocaba, Campinas, Ribeirão Preto e outras, colocando-as em situação de emergência.

Temperaturas elevadas e incêndios

O calor intenso acompanhou a baixa umidade. Paulo de Faria atingiu 40,3°C, Santa Salete 39°C, Tupi Paulista 38,8°C e Araçatuba 38,1°C. A Defesa Civil alerta para o risco elevado de incêndios florestais. Na quarta-feira (10), foram registrados 72 focos de incêndio em SP, caindo para 52 até as 17h desta quinta. Apesar da queda em relação ao ano passado, a preocupação persiste.

"A Defesa Civil recomenda beber bastante água, evitar atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes, umidificar ambientes e jamais fazer queimadas."
CNN Brasil
Imagem obtida do site: CNN Brasil

Medidas de prevenção

Além do alerta, a Defesa Civil recomenda hidratação constante, proteção para grupos vulneráveis, evitar atividades físicas externas em horários de pico e umidificar ambientes internos. A prevenção a incêndios é crucial neste momento.

Será que a situação irá melhorar nos próximos dias? As previsões meteorológicas serão essenciais para monitorar a evolução da seca e orientar a população sobre os cuidados necessários. A Defesa Civil continua monitorando a situação e emitindo alertas conforme necessário.

Este conteúdo foi desenvolvido com o auxílio de inteligência artificial. Para mais informações sobre o conteúdo discutido, confira as fontes abaixo:

CNN BrasilQuase seca: cidade de SP registra a menor umidade relativa do ar do anoCNN Brasil
Folha de S.PauloDefesa Civil emite alerta severo de baixa umidade do ar para 79% dos municípios de SPFolha de S.Paulo
EstadãoCidades de SP registram umidade relativa do ar semelhante à do Deserto do Saara; veja listaEstadão

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem