Naná Silva estreia na elite do tênis no SP Open

A brasileira Naná Silva, de 15 anos, estreia nesta segunda-feira (8) no SP Open, torneio WTA 250 que marca o retorno do circuito feminino à capital paulista após 25 anos. A jovem, que até três anos atrás buscava quadras públicas para treinar com o pai, agora disputa a chave principal no Parque Villa-Lobos, local onde passou grande parte de sua infância praticando o esporte.

De quadras públicas à elite do tênis

A trajetória de Naná é marcada pela superação. Moradora da comunidade Real Parque, em São Paulo, ela enfrentou a escassez de quadras públicas de tênis no Brasil.

"Existem poucas quadras públicas de tênis no Brasil. Em São Paulo até tem mais, mas também não são muitas. Eu lembro que eu e meu pai ficávamos caçando quadra. Material é caro, mas a falta de quadra é o principal."
disse Naná ao UOL. Essa realidade mudou após sua entrada na Rede Tênis Brasil, que lhe proporcionou uma estrutura completa de treinamento, incluindo preparador físico e nutricionista.

Sucessos recentes e inspiração em Bia Haddad

Em apenas um ano, Naná se tornou a tenista mais jovem do ranking mundial, com 14 anos, e venceu a chave juvenil de Wimbledon em julho. Ela disputou todos os Grand Slams juvenis em 2025, chegando à terceira rodada em Wimbledon e estreando no US Open. Sua participação no SP Open se dá após um ano intenso de competições, e a jovem já demonstra admiração por Bia Haddad, número 1 do Brasil.

"A Bia já mostrou muito pra gente, né? Ela foi top 10 do mundo, mostrou muito que o tênis brasileiro está melhorando cada vez mais."

SP Open: retorno da WTA a São Paulo e patrocínios

O SP Open não é apenas a estreia de Naná na elite do tênis, mas também o retorno da WTA a São Paulo após um hiato de 25 anos. O torneio, que conta com 38 patrocinadores, incluindo a B3, bolsa de valores brasileira que aumentou significativamente seus investimentos em esportes nos últimos anos. A competição reúne sete brasileiras na chave principal, entre elas Bia Haddad, que enfrenta Miriana Tona na primeira rodada. O torneio ocorre no Parque Villa-Lobos, em quadras duras, e vai até o dia 14 de setembro.

Programação e expectativa para o futuro

A programação completa do torneio está disponível no site oficial do SP Open. A expectativa é grande para o desempenho das tenistas brasileiras, que buscam destaque no cenário internacional. O sucesso do SP Open pode impulsionar ainda mais o desenvolvimento do tênis no Brasil, superando os desafios de acesso ao esporte.

UOL
Imagem obtida do site: UOL

Este conteúdo foi desenvolvido com o auxílio de inteligência artificial. Para mais informações sobre o conteúdo discutido, confira as fontes abaixo:

UOLBrasileira estreia na elite do tênis onde antes procurava quadra para jogarUOL
Valor EconômicoB3 aumenta o investimento em esportes e entra no SP OpenValor Econômico
NSC TotalConfira a programação da chave principal do SP Open 2025NSC Total

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem