Íñigo Pérez, treinador do Rayo Vallecano, comparou o estilo de jogo do técnico do Sevilla, Matías Almeyda, com o de Marcelo Bielsa, seu antigo mentor. A declaração foi dada durante a coletiva de imprensa que antecedeu a partida entre Rayo Vallecano e Sevilla, válida pela 7ª rodada da LaLiga EASports e que será disputada no Estádio de Vallecas neste domingo, 28 de setembro de 2025.
Fonte: OneFootball
Estado da Equipe e a Busca pela Vitória
Pérez reconheceu o impacto da derrota anterior, mas elogiou a força física e mental de seus jogadores. Ele enfatizou a importância de manter o foco no processo e a necessidade de transformar o bom desempenho em vitórias. "Imediatamente depois do jogo, você ainda está com o amargor e a dor da derrota, por como se deu. O time fisicamente é forte e mentalmente são jogadores duros. Estamos asimilando o processo. A todos nós dói perder, mas estamos no caminho correto”, afirmou o técnico.
A Força de Vallecas
O treinador valorizou a importância de vencer em casa, ressaltando o impacto emocional e o desejo de celebrar com a torcida. No entanto, ele também lembrou que, na temporada passada, o Rayo Vallecano obteve mais pontos fora de casa. "Sempre é muito positivo conquistar vitórias em casa, mas tem mais de emocional e romantismo que de importância a nível de objetivos. O ano passado, tiramos mais pontos fora que em casa. Dá igual o rival, o cenário... devemos manter isso. Se me dás a escolher, prefiro tirar mais pontos em casa que fora. Nos ilusiona mais celebrar com nossa gente, mas se trata de conseguir o objetivo”, explicou Pérez.
A Proposta de Jogo do Sevilla de Almeyda
Íñigo Pérez destacou a influência de Matías Almeyda no Sevilla, observando que a mensagem do treinador é claramente refletida em campo. Ele espera um time agressivo, valente e com pressão alta. "O que reconheço é uma translação direta da mensagem de Almeyda da sala de imprensa para o campo. Quer manter pressão alta, agressividade, valentia... A mensagem calou. Espero um time nesses termos. É muito perigoso”, analisou.
A Influência de Marcelo Bielsa
Ao analisar o estilo de jogo de Almeyda, Pérez identificou semelhanças com as ideias de Marcelo Bielsa, seu ex-técnico. Ele mencionou elementos como a marcação individual e a coragem como características em comum. "Vejo uma relação direta com mensagens e ideias que Bielsa nos trasladava, como marcação ao homem, não ter medo... Todos temos influências de treinadores. Almeyda tem coisas de Marcelo e suas”, comentou.
Gerenciamento do Clube e Desafios
Pérez abordou os desafios de gerenciar o Rayo Vallecano, mencionando a ausência de uma Cidade Desportiva e o descontentamento da torcida. Ele ressaltou a importância de se envolver em diferentes frentes e a necessidade de adaptação. "Isso de focarmos só em uma coisa e descartar o que não nos aproxime do objetivo é impossível no Rayo. Não temos Cidade Desportiva, a torcida está descontente... Isso aqui não se pode obviar. Devemos nos implicar. Este mês me serviu para gerenciar a mim mesmo e ser capaz de dirigir diferentes frentes. Este clube é diferente”, disse o treinador.
Estratégias para o Jogo Contra o Sevilla
O treinador apontou o controle da posse de bola e a transição como fatores cruciais para o confronto contra o Sevilla. Ele também reconheceu as dificuldades da equipe nos cruzamentos laterais e a necessidade de correção. "Hoje em dia, no futebol, a perda de bola e a posterior transição geram gols. Amanhã será importante controlar as perdas de bola e estar bem colocados. Estamos sofrendo nos centros laterais. Não somos tão bonitos e devemos corrigi-lo”, avaliou.
Ansiedade e Confiança na Equipe
Para finalizar, Íñigo Pérez negou que haja ansiedade no grupo em relação ao calendário ou à classificação. Ele demonstrou confiança na inteligência dos jogadores e na capacidade de manter o bom desempenho, mesmo diante da falta de vitórias. “Não há estresse no grupo. Eles são inteligentes. O jogador sabe quando está jogando bem. Meu recado é que estamos bem, mas não estamos ganhando. Eles estão nesse mesmo pensamento. A longo prazo, se for mantido, pode sair naturalmente. Será preciso administrá-lo. É gerenciado sendo muito corajoso. Não podemos abandonar a ideia que nos trouxe até aqui. É preciso mudar e acrescentar nuances. Permanecer na ideia que nos deu sucesso”, concluiu Pérez, demonstrando otimismo para o futuro da equipe.
Escalações Confirmadas
A partida entre Rayo Vallecano e Sevilla, válida pela 7ª rodada da LaLiga, tem início neste domingo. O Rayo Vallecano entrará em campo com a seguinte formação: Batalla; Pep Chavarría, Lejeune, Ciss, Ratiu; Óscar Valentín, Pedro Díaz; Álvaro García, Isi, De Frutos; Alemão. A arbitragem da partida ficará a cargo de Gil Manzano.