A BYD registrou no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o sedan Qin Plus, modelo considerado o “irmão pobre” do King, atualmente vendido no Brasil. A notícia, publicada pelo Motor Show em 17/09/2025, indica uma possível chegada do veículo ao mercado brasileiro em breve, dependendo dos planos da marca chinesa. O Qin Plus, apesar de compartilhar a plataforma com o King, apresenta diferenças significativas em design e equipamentos.
Diferenças entre Qin Plus e King
Embora ambos os sedans compartilhem similaridades em dimensões e linhas gerais, o Qin Plus se destaca por seu design mais antigo, se assemelhando à linha dos SUVs Song Plus e Tan EV. Ele possui uma grade ovalada, pequenas entradas de ar laterais e faróis integrados à grade superior. Internamente, a cabine é mais simples, com telas menores (10,1” na multimídia em versões de entrada) e menos equipamentos, dispensando, por exemplo, o pacote ADAS em algumas configurações. Essa simplicidade, no entanto, pode ser um atrativo para a BYD, que busca um modelo mais acessível para competir no mercado brasileiro.
Motorização e Autonomia
O Qin Plus utiliza um motor 1.5 16v a gasolina com cerca de 100 cv, funcionando principalmente como gerador para as baterias. A tração principal é elétrica, com motor dianteiro de aproximadamente 160 cv e 21 mkgf de torque. Suas baterias de 7,7 kWh oferecem uma autonomia elétrica de 55 km (ciclo CLTC), inferior à do King. A potência máxima de recarga nas versões de entrada é de 3,3 kW, enquanto o alcance combinado (combustível + elétrico) é de 2.055 km, graças a um tanque de 65 litros. Versões mais equipadas na China oferecem baterias de 16 kWh e recarga de 15 kW.
Possibilidade de Lançamento no Brasil
O registro do Qin Plus no INPI sugere que a BYD pode estar considerando sua introdução no mercado brasileiro. Será que este modelo mais acessível pode abalar o segmento de sedãs compactos? A estratégia parece ser similar à da Fiat no passado, oferecendo um modelo mais básico e acessível baseado em uma plataforma já comprovada.
A BYD já lançou diversos modelos no Brasil e outros estão com registros no INPI aguardando lançamento. O sucesso do King DM-i no país, sendo vice-líder entre sedans médios, demonstra a força da marca e a viabilidade de um novo modelo no mercado.
Conclusão
A chegada do Qin Plus ao Brasil é uma possibilidade real. Seu posicionamento como um modelo mais acessível que o King, mas com tecnologia híbrida plug-in, pode atrair consumidores buscando um veículo econômico e eficiente. Os próximos meses serão cruciais para determinar os planos da BYD a respeito do lançamento deste novo sedan.
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