SSP-AM realiza restituição de celulares recuperados
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) inicia nesta quarta-feira (27) a devolução de 1.035 celulares recuperados em Manaus. A entrega será feita presencialmente no Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC), localizado no bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul da capital amazonense, e se estenderá até sexta-feira (29).
A iniciativa faz parte do Programa RecuperaFone, lançado em setembro de 2024. Dentre os aparelhos a serem restituídos, 439 foram recuperados recentemente, enquanto os demais são remanescentes de edições anteriores do programa. A SSP-AM afirma que o programa já recuperou 6.500 aparelhos em 33 operações e 91 fiscalizações, resultando em 94 prisões.
Detalhes da devolução
Local e horário
A devolução ocorrerá no NIRC, situado no Conjunto Celetramazon, bairro Adrianópolis. O horário de atendimento é das 9h às 16h, de quarta a sexta-feira. A lista completa dos proprietários com direito à restituição está disponível no site da SSP-AM (ssp.am.gov.br).
Programa RecuperaFone
O governador Wilson Lima comemorou os resultados do programa, destacando a redução de 24% nos roubos de celulares em Manaus entre janeiro e julho de 2025. Segundo ele, o RecuperaFone contribuiu significativamente para tirar Manaus do ranking das cidades com maior índice de roubos de celulares no país.
"Mais um número histórico na segurança pública. Nós conseguimos reduzir em 24% o número de roubos de celulares de janeiro a julho deste ano, fruto do nosso programa RecuperaFone. Vamos seguir trabalhando pelo bem do povo do Amazonas", afirmou o governador Wilson Lima.
O programa já devolveu quase 2 mil celulares aos seus proprietários desde o seu lançamento.
Contexto e Implicações
Esta ação demonstra os resultados positivos do Programa RecuperaFone no combate à criminalidade em Manaus. A iniciativa de devolver os aparelhos recuperados reforça a importância da parceria entre a polícia e a população na prevenção e resolução de crimes. A redução significativa nos roubos de celulares demonstra a eficácia das estratégias empregadas pelo programa.
Resta saber quais serão os próximos passos do programa e como a SSP-AM pretende manter a redução dos índices de roubos de celulares em Manaus. A pergunta que fica é: como a SSP-AM pretende manter o sucesso do programa a longo prazo?
Este conteúdo foi desenvolvido com o auxílio de inteligência artificial. Para mais informações sobre o conteúdo discutido, confira as fontes abaixo: