O Brasil enfrenta a República Dominicana neste domingo (31), às 10h30 (de Brasília), pelas oitavas de final do Mundial de Vôlei Feminino na Tailândia. A partida será transmitida ao vivo pelo sportv2 e pelo ge, marcando a busca do Brasil por seu primeiro título na competição.
Histórico de Finais e Rivalidades
Em 16 participações, o Brasil conquistou quatro medalhas de prata (1994, 2006, 2010 e 2022) e um bronze (2014). Ex-jogadoras como Fabi Alvim, Fofão e Sheilla relembram finais emocionantes e rivalidades históricas, como as disputas contra Cuba e a Rússia.
"Foi de encher os olhos, ver a torcida nos apoiando", lembra Fofão sobre a final de 1994.
Mundial de 1994: A Primeira Medalha
O Mundial de 1994, sediado no Brasil, marcou a chegada de Bernardinho ao comando da seleção e a conquista da primeira medalha de prata, em uma disputa acirrada contra Cuba.
Mundial de 2006: A Treta com a Rússia
Em 2006, a rivalidade com a Rússia se intensificou. Fabi Alvim recorda:
"Teve uma treta da Fabi no meio da rede... Nossa grande rival daquele ciclo foi a Rússia."Apesar da vitória sobre a Rússia na fase anterior, o Brasil acabou derrotado na final.
Mundos de 2010 e 2022: Mais Finais, Mais Desafios
Em 2010 e 2022, novas gerações enfrentaram desafios distintos, com a Rússia e a Sérvia se mostrando como rivais de peso. Sheilla comentou sobre a final de 2010:
"A Rússia tinha uma seleção muito forte. Estávamos sem Mari e Paula."
A Busca pelo Título em 2025
Classificada para o mata-mata, a seleção brasileira, sob o comando de José Roberto Guimarães, busca quebrar a sina de vice-campeonatos. Será que este ano teremos a consagração do título inédito? A pergunta permanece no ar.
O Brasil busca superar a República Dominicana e avançar rumo a mais um desafio em busca do inédito título mundial.
Este conteúdo foi desenvolvido com o auxílio de inteligência artificial. Para mais informações sobre o conteúdo discutido, confira as fontes abaixo: