O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) iniciou o pagamento do 6º lote do Abono Salarial PIS/Pasep 2025, referente ao ano-base 2023. Nesta etapa, que começou em 15 de julho, recebem os trabalhadores nascidos em setembro e outubro. O pagamento ocorre pela Caixa Econômica Federal (PIS) e pelo Banco do Brasil (Pasep).
Quem Recebe e Valores
Segundo o MTE, R$ 30,7 bilhões serão distribuídos para 25,8 milhões de beneficiários. O valor do abono varia de acordo com o número de meses trabalhados em 2023, podendo chegar a um salário mínimo (R$ 1.518 em 2025). Têm direito ao abono trabalhadores com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2023, com remuneração de até dois salários mínimos, e inscritos no programa há pelo menos cinco anos.
Como Consultar
Para verificar se tem direito ao abono e consultar a data de pagamento, os trabalhadores podem acessar a Carteira de Trabalho Digital, o portal Gov.br, a Central de Atendimento Alô Trabalho (158), ou os aplicativos da Caixa Trabalhador e Carteira de Trabalho Digital.
Calendário de Pagamentos
O calendário de pagamentos segue o mês de nascimento dos beneficiários, iniciando em fevereiro e se estendendo até agosto. Os valores ficam disponíveis para saque até 29 de dezembro de 2025.
Pagamento e Saque
- Caixa Econômica Federal (PIS): Prioritariamente por crédito em conta. Saque em agências, lotéricas e terminais de autoatendimento.
- Banco do Brasil (Pasep): Prioritariamente por crédito em conta, Pix ou TED. Saque presencial em agências.
Contexto e Desdobramentos
Este pagamento faz parte do Abono Salarial PIS/Pasep 2025, representando um importante auxílio financeiro para milhões de trabalhadores brasileiros. A consulta e o acesso ao benefício são facilitados por múltiplos canais digitais e presenciais. A conclusão dos pagamentos em dezembro de 2025 marca o fim do ciclo de distribuição deste benefício.
Este conteúdo foi desenvolvido com o auxílio de inteligência artificial. Para mais informações sobre o conteúdo discutido, confira as fontes abaixo: