Investigação sobre o acidente com o voo Jeju Air 2216, ocorrido em 29 de dezembro de 2024 na Coreia do Sul, aponta que os pilotos desligaram o motor errado após colisão com pássaros, causando a morte de 179 pessoas. Apenas dois ocupantes sobreviveram. O acidente ocorreu no Aeroporto de Muan, no sul do país.
Desligamento do motor errado
De acordo com a Reuters, fontes próximas à investigação afirmam que o gravador de voz da cabine, dados do computador de voo e um interruptor do motor encontrado nos destroços comprovam o desligamento do motor esquerdo. Este motor estava menos danificado do que o direito, que permaneceu ligado. A fonte da Reuters, que pediu anonimato, afirmou que os investigadores possuem "evidências claras" desse fato.
Investigação e Reações
O Conselho de Investigação de Acidentes de Aviação e Ferrovias da Coreia do Sul (ARAIB), responsável pela investigação, ainda não se pronunciou oficialmente. A Boeing direcionou perguntas para o ARAIB, enquanto a CFM International ainda não respondeu a pedidos de comentários. A Jeju Air declarou estar cooperando com a investigação. Famílias das vítimas impediram a divulgação de um relatório parcial, alegando que este atribuía a culpa aos pilotos sem considerar outros fatores.
Possíveis Fatores Contribuintes
O sindicato dos pilotos da Jeju Air acusa a ARAIB de tentar tornar os pilotos “bodes expiatórios”, argumentando que não há evidências científicas de que o avião não poderia ter pousado com apenas um motor. O sindicato também destaca a presença de restos de pássaros em ambos os motores, questionando o foco exclusivo no erro do piloto. Além disso, as famílias das vítimas e o sindicato apontam para a necessidade de investigação sobre o aterro do aeroporto, que possivelmente contribuiu para o número elevado de mortes.
Contexto do Acidente
O voo 2216, proveniente de Bangkok, Tailândia, colidiu com pássaros antes do pouso. Após a colisão, a aeronave realizou um pouso de emergência de barriga, atingindo um muro e explodindo parcialmente. Este é o pior acidente aéreo em solo sul-coreano da história.
Apesar da informação divulgada pela Reuters, é importante aguardar o relatório final da ARAIB, esperado em até um ano. Acidentes aéreos geralmente são resultado de múltiplos fatores, e a investigação completa buscará esclarecer todos os aspectos da tragédia. O que sabemos é que o erro no desligamento do motor, acentuado pela colisão com os pássaros, foi um dos fatores determinantes para a gravidade do acidente.
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