Chuvas se aproximam do Paraná após período de seca

O Paraná, após mais de 20 dias com predomínio de sol e temperaturas elevadas, terá chuvas a partir desta quinta-feira (24), segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná). A previsão indica chuvas fracas a moderadas na metade sul do estado, do extremo oeste ao leste, incluindo a parte sul da região noroeste. O meteorologista Reinaldo Kneib explica que o fenômeno se deve à combinação de aumento da umidade e calor, formando áreas de instabilidade.

Previsão detalhada

Segundo o Simepar, não há previsão de temporais. As temperaturas no período da tarde devem ser menores que nos últimos dias. A chuva pode ser ocasional na madrugada de sexta-feira (25), com tempo seco e temperaturas em elevação durante o dia. O sábado (26) deve ser seco, enquanto o domingo (27) terá instabilidade em todas as regiões. Kneib ressalta que o ar quente e úmido, vindo da Amazônia e do Centro-Oeste, não atua de forma uniforme, resultando em chuvas não persistentes.

Situação em alguns municípios

Diversos municípios paranaenses ficaram sem chuvas por um período entre 20 e 24 dias. Cidades como Guaíra, Jaguariaíva, Cascavel, Guarapuava e Ponta Grossa registraram baixos índices pluviométricos em julho de 2025, após um mês de junho com chuvas acima da média. Londrina, Apucarana e Maringá também sofreram com a falta de chuvas, com índices abaixo do esperado para o mês de julho.

A previsão de chuvas traz alívio, principalmente no período da tarde, onde a umidade relativa do ar estava abaixo de 50% em muitas cidades. A situação no Norte do estado permanece estável, sem previsão de chuvas até sexta-feira.

Contexto da estiagem

O meteorologista Reinaldo Kneib explica que a estiagem prolongada se deve, em parte, a um bloqueio atmosférico no Sul da América do Sul que impediu a formação de frentes frias, responsáveis pelas chuvas na região. Esse bloqueio favoreceu a atuação de massas de ar seco.

"Em julho já é comum registrarmos vários dias sem chuva e o volume médio mensal ser atingido em poucos episódios. Em 2025 tivemos, também, um bloqueio atmosférico no Sul da América do Sul, que impediu que as frentes frias, que ocasionam chuvas nesta época do ano, se formassem na nossa região. Isso favoreceu maior atuação de massas de ar seco", explica Kneib.
Governo do Paraná
Imagem obtida do site: Governo do Paraná

Será que a chegada das chuvas trará alívio definitivo à seca no Paraná? Acompanhe as atualizações do Simepar para mais informações.

Este conteúdo foi desenvolvido com o auxílio de inteligência artificial. Para mais informações sobre o conteúdo discutido, confira as fontes abaixo:

Governo do ParanáChuva se aproxima do Paraná depois de mais de 20 dias com predomínio de solGoverno do Paraná
G1Paraná recebe previsão de chuvas devido ao aumento das temperaturas, segundo SimeparG1
Tribuna do ParanáOs dias de sol estão contados no Paraná; veja a previsãoTribuna do Paraná

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem