A americana Amanda Anisimova, 23 anos e 12ª colocada no ranking mundial da WTA, surpreendeu a número 1 do mundo, Aryna Sabalenka, nesta quinta-feira (10/07/2025), nas semifinais de Wimbledon. A vitória por 2 sets a 1 (6/4, 4/6, 6/4) garantiu a Anisimova sua primeira final em um Grand Slam.
Anisimova supera adversidade e conquista vaga na final
A trajetória de Anisimova em Wimbledon 2025 tem sido marcada por superação. Após um ano sabático em 2023 para cuidar da saúde mental e lidar com o luto pela perda do pai, a tenista retornou ao circuito em 2024 fora do top 400. Sua recuperação surpreendeu a todos. Em 2025, Anisimova conquistou o título em Doha e agora chega à final de Wimbledon, um feito inédito em sua carreira.
Desempenho notável em Wimbledon
Anisimova mostrou consistência durante o torneio, superando adversárias qualificadas. Em sua jornada para a final, ela passou por qualificação, derrotando Yulia Putintseva, Renata Zarazúa, Dalma Gálfi e Linda Nosková, antes de vencer Anastasia Pavlyuchenkova nas quartas de final. Sua vitória sobre Sabalenka foi um ponto alto de uma campanha memorável, coroada com a inédita presença na decisão.
"Foi algo necessário para me recompor de onde eu estava na minha vida e em relação à minha carreira. Era algo que eu precisava fazer por mim mesma", disse Anisimova sobre seu ano sabático, em entrevista à ESPN.A final contra Swiatek
Na final, Anisimova enfrentará a polonesa Iga Swiatek, quarta colocada no ranking e vencedora de cinco títulos de Grand Slam. Swiatek, que derrotou Belinda Bencic na outra semifinal, buscará seu primeiro título em Wimbledon. A partida promete ser um confronto emocionante entre duas tenistas talentosas e com histórias distintas de superação. A final será disputada no próximo sábado (12/07/2025), às 12h (de Brasília), em Londres.
Será que Anisimova conseguirá vencer seu primeiro Grand Slam? A resposta será dada no próximo sábado.
Este conteúdo foi desenvolvido com o auxílio de inteligência artificial. Para mais informações sobre o conteúdo discutido, confira as fontes abaixo: