O Aeroporto de Fernando de Noronha tem enfrentado uma situação preocupante: em menos de uma semana, dois aviões atolaram-se no asfalto do pátio de manobras. Primeiro, um Embraer 195-E2 da Azul Linhas Aéreas, e agora, um Boeing 737 MAX-8 da GOL Linhas Aéreas, ambos sofreram o mesmo inconveniente, deixando passageiros e autoridades em alerta. A Dix Aeroportos, administradora do aeroporto, emitiu comunicados sobre os incidentes, explicando os procedimentos adotados em cada situação. Nos dois casos, as aeronaves foram inspecionadas, liberadas e os voos seguiram normalmente, sem feridos.
No entanto, a repetição do problema evidencia uma questão mais séria: a precariedade da infraestrutura do aeroporto. A Dix Aeroportos tem alertado insistentemente a Secretaria Estadual de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) sobre a necessidade da conclusão das obras de requalificação da área de movimento, que incluem as pistas de pouso e decolagem, as pistas de táxi e o próprio pátio de aeronaves. Segundo a administradora, apenas uma faixa central da pista de pouso e decolagem foi parcialmente concluída. A falta de conclusão das obras é apontada como a causa principal dos incidentes, com a Dix Aeroportos enfatizando a importância do cumprimento dos cronogramas para evitar novas ocorrências.
O Diário de Pernambuco detalha ainda mais a situação, informando que a área afetada passará por reparos emergenciais. As obras de requalificação completas, que utilizariam Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), um material mais resistente, estão previstas para serem retomadas em 15 de julho, após o fim da temporada de chuvas. O atraso nas obras, causado pelas chuvas entre março e junho, é um fator crucial no problema. A retomada das obras em julho, com o uso de CBUQ, é crucial para garantir a segurança e a funcionalidade do aeroporto a longo prazo.
A situação em Noronha destaca a importância de investimentos em infraestrutura aeroportuária e a necessidade de manutenção preventiva para garantir a segurança de passageiros e aeronaves. A repetição dos incidentes levanta questionamentos sobre a eficácia dos planos de contingência e a necessidade de uma solução definitiva para os problemas no asfalto do aeroporto. A expectativa agora é que as obras de requalificação sejam concluídas o mais breve possível, evitando novos incidentes e garantindo o funcionamento seguro do Aeroporto de Fernando de Noronha. Afinal, a segurança e a tranquilidade dos passageiros devem ser a prioridade máxima. Acesse Aeroin para mais informações e Diário de Pernambuco para detalhes adicionais.
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