Belém, no Pará, está a todo vapor nos preparativos para sediar a COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, marcada para acontecer de 10 a 21 de novembro de 2025. A cidade se transforma para receber o evento global, com um intenso trabalho de infraestrutura e logística em andamento. A expectativa é de um fluxo de mais de 40 mil visitantes, incluindo 7 mil da "família COP" – equipes da ONU e delegações internacionais.
A segunda missão técnica da UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) visitou Belém entre os dias 7 e 9 de maio, avaliando os progressos. Foram discutidos aspectos cruciais como a estrutura da Blue Zone (área oficial de negociações), transporte, mobilização de voluntários (previstos mais de 1.300), e, principalmente, a integração da identidade amazônica ao evento. O trabalho conjunto entre governo federal, estadual e a ONU tem sido destacado como fundamental para o sucesso da conferência, com a meta de criar um evento histórico e de grande impacto.
As obras em Belém estão aceleradas, com pelo menos 30 intervenções estratégicas em infraestrutura, mobilidade e saneamento. Estão em andamento melhorias em canais de drenagem, ampliação de vias, modernização de portos e a criação de parques. O Parque da Cidade, com 78% das obras concluídas, terá um museu da aeronáutica, boulevard gastronômico e ciclotrilhas. O Porto Futuro II, com 83% pronto, será transformado em Museu das Amazônias e parque de inovação. A Vila COP30, com estruturas temporárias que se transformarão em centro administrativo, também está em construção.
O sistema de transporte público também está recebendo atenção especial. O BRT Metropolitano, com cinco viadutos prontos e frotas Euro 6 e elétricas, visa reduzir emissões de carbono e melhorar a mobilidade urbana. Outro ponto crucial é a preparação para o aumento do fluxo turístico, com companhias aéreas como Gol e Latam ampliando suas operações para Belém com novos voos e rotas, inclusive internacionais, para atender à demanda esperada. A Gol, por exemplo, lançará voos diretos entre Miami e Belém a partir de 15 de junho, com a perspectiva de triplicar seus voos para a cidade. A Latam planeja voos extras em novembro, incluindo novas rotas internacionais a partir de Bogotá.
A modernização do Aeroporto Internacional de Belém também faz parte do plano, com investimentos de R$ 450 milhões em obras de infraestrutura, ampliação de áreas de embarque e desembarque e melhorias operacionais. O objetivo é garantir que a infraestrutura aeroportuária seja capaz de suportar o aumento significativo do fluxo de passageiros durante a COP30.
A COP30 em Belém promete ser um evento marcante, não só pela sua importância para o debate global sobre mudanças climáticas, mas também pela oportunidade de desenvolvimento e crescimento para a região amazônica, mostrando a importância da preservação ambiental para um futuro sustentável. A conferência abordará temas como redução de emissões de gases de efeito estufa, adaptação às mudanças climáticas, financiamento climático, tecnologias de energia renovável, preservação de florestas e biodiversidade, e justiça climática. O evento se configura como um marco, não apenas para o Brasil, mas para o mundo inteiro.
Brasil 247 | Portal iG | CNN Brasil
Este conteúdo foi desenvolvido com o auxílio de inteligência artificial. Para mais informações sobre o conteúdo discutido, visite os sites abaixo: